Ultima atualização 19 de agosto

BB fecha com Odontoprev e conclui mais uma etapa da sua reestruturação em seguros

O Banco do Brasil deve concluir a reestruturação na área de seguros ainda em 2010. Iniciada há um ano e quatro meses, a operação teve mais uma etapa concretizada hoje com a parceria firmada com a Odontoprev, que se associou recentemente com a Bradesco Dental – dona de 45% do Grupo. A reorganização societária iniciou com o objetivo de aumentar a participação do banco no setor de seguros, que estava aquém perante os principais concorrentes do setor. No entanto, ainda falta decidir sobre a participação do BB no IRB-Brasil Re, que deve ficar entre 25% e 40%. “Estamos esperando o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social) estabelecer o valor da resseguradora, conforme solicitação do Tesouro Nacional, maior acionista no IRB”, afirmou o vice-presidente de Negócios de Varejo do BB, Paulo Rogério Caffarelli, durante coletiva de imprensa realizada há pouco no escritório da instituição, em SP.
Segundo ele, a saída de Eduardo Nakao do IRB, que atualmente ocupa o cargo de chefe da Secretaria-Geral da Susep, não tem relação com a criação da EBS (Empresa Brasileira de Seguros), na qual ele poderia ser o suposto presidente. “É uma movimentação normal do mercado. O Leonardo Paixão assumiu o comando do IRB e eu me tornei o Presidente do Conselho”, explicou.
Na área de previdência, o BB concluiu a reestruturação e hoje detém 75% da Brasilprev, enquanto seu sócio no negócio, a Principal é dona dos outros 25%. Sobre o comando da companhia, se fica com Tarcísio Godoy, atual presidente, ou Sergio Rosa, ex-presidente da Previ, Caffarelli garantiu que ainda não está definido. “Ainda não tenho informações sobre esta mudança”.
Em saúde, o banco prefiriu retirar sua atuação e vendeu a BB Saúde por R$ 29 milhões para a SulAmérica. “Decidimos sair deste segmento, mas não descartamos o nosso retorno no futuro”, admitiu Caffarelli. Já nas carteiras de veículos e ramos elementares, o BB escolheu como sócio a Mapfre, nas quais a distribuição dos produtos está sendo feita via agência bancária (cinco mil pontos) e corretores de seguros (dez mil profissionais da rede da seguradora espanhola).
Enquanto isso, no setor de capitalização, a instituição estuda a compra da Sulacap e da Aliança da Bahia na Brasilcap, cuja parceria foi fechada com a Icatu, que detém 25% do negócio, enquanto o BB possui a maioria (75%).

Dental
Sobre a parceria estratégica fechada com a Odontoprev, o diretor-presidente da operadora, Randal Zanetti, informou que os valores do negócio ainda não foram definidos, mas que deverão ser divulgados em cerca de 90 dias. “Tão logo os ativos das empresas envolvidas sejam analisados e os estudos necessários feitos, divulgaremos os valores”, disse. Ele adiantou que embora a operadora ainda não esteja 100% capacitada para atender a demanda que virá da parceria com a Bradesco Dental e com o Banco do Brasil, a Odontoprev já estuda a sua ampliação. “Temos uma capacidade de expansão enorme, ainda mais com esses dois parceiros. Não há necessidade de caixa para investimento”, afirmou.
Com o negócio, será criada uma nova empresa, que poderá receber o nome de BB Dental – não está definido, mas Caffarelli já mostrou simpatia pela marca -, com participação de 75% da BB Seguros e de 25% da Odontoprev em seu capital social. Além disso, o BB terá participação indireta de 10% do capital social da operadora por meio de uma holding. Serão controladores desta sociedade a própia BB Seguros, Bradesco e ZNT Participações.
Os canais do banco serão utilizados por dez anos e no longo prazo a sua participação societária na nova empresa poderá aumentar. Também está prevista a distribuição exclusiva para os funcionários da BB, seus dependentes e os mais de 53 milhões de cliente da instituição. “Não fecharemos os olhos para oportunidades no mercado brasileiro e também internacional, com destaque para o latino-americano”, adiantou Randal, da Odontoprev.
O presidente da Bradesco Seguros, Marco Antonio Rossi, corroborou a afirmação do executivo. “A união dos canais do BB e do Bradesco abre uma grande oportunidade para nós no setor de odontologia, que ainda é muito pequeno no Brasil. Vamos explorar não só o setor local, mas o mundo inteiro”, disse.
Os produtos odontológicos comercializados por Odontoprev, Bradesco e Banco do Brasil terão o mesmo formato em todos os canais de distribuição utilizados pelas três empresas e com preços compatíveis. “Em cinco anos, pretendemos trazer mais 3,5 milhões de vidas para a nova empresa criada”, projetou Caffarelli, do BB.
Atualmente, a Odontoprev possui 4,3 milhões de “bocas” na sua carteira de clientes e 25 mil profissionais em sua rede credenciada.

Aline Bronzati
Revista Apólice

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