Ultima atualização 06 de julho

BB negocia com empresas da área odontológica

O Banco do Brasil (BB) se prepara para dar um dos últimos passos na reestruturação de sua área de seguros. O alvo agora é o setor de saúde dental, considerado de menor risco do que o segmento de planos de saúde tradicionais. A instituição já conversou com14 empresas que atuam na área e selecionou três.
O banco conversa com esse último grupo para decidir com qual empresa fechará a parceria, segundo relatou ao Brasil Econômico um dos executivos envolvido nas negociações.
A tendência é que a parceria siga o modelo daquelas que o banco já fechou na área de seguros.
Dessa forma, o BB teria uma participação relevante e a empresa parceira não poderá concorrer de forma indireta com o banco ou ter outras parcerias concorrentes. Além disso, é necessário que a empresa de saúde dental tenha uma abrangência nacional.
Foi no segundo semestre de 2008 que o BB deu início à reestruturação da área de seguros, sendo que o principal objetivo é elevar a contribuição desse setor no resultado total do banco, passando dos atuais 13% do lucro recorrente para 24% até o final de 2012. Os principais movimentos dessa estratégia foram a criação de uma joint venture coma Mapfre e o fim da parceria com a SulAmérica. Na ocasião da venda da fatia na BrasilSaúde para a SulAmérica, o banco afirmou que não tinha interesse em atuar na área de seguros de saúde,mas que planejava trabalhar com planos odontológicos.

Consolidação
Na avaliação de analistas que acompanham o setor, há espaço para novas consolidações. Isso porque, embora tenha ocorrido um grande movimento no ano passado, que foi a associação entre OdontoPrev e Bradesco Dental, há um grande número de empresas do segmento no Brasil. “Sãomais de 400 empresas em atuação. Há um grande espaço para consolidação”, avalia o analista da corretora Fator, IagoWhately.
A questão regulatória tambémcontribui para omovimento de consolidação. Desde junho deste ano, estão em vigor os novos procedimentos da área de saúde, que elevaram o número de serviços que os planos odontológicos devem oferecer. Ao ser obrigada a oferecer tratamentos mais complexos, algumas operadoras vão precisar de mais capital ou parceiros para cumprirem as exigências e se manterem rentáveis.
Além da pulverização e dos novos procedimentos, Whately lembra que o segmento possui uma rentabilidade superior ao da área de saúde, atraindo novos entrantes. É também uma área de menor risco. O analista lembrou que ao trabalhar com os planos de saúde tradicionais, a operadora está sujeita a um número elevado de tratamentos que o beneficiário pode se sujeitar, incluindo procedimentos caros e permanentes. Já na área odontológica, é raro que isso aconteça.
Já para Marco Aurélio Barbosa, da Coinvalores, as perspectivas são positivas para o setor.
Um das razões é que esse produto tem uma abrangência menor na população, 13,5 milhões de beneficiários ante mais de 43 milhões dos planos de saúde. A baixa mensalidade dos planos odontológicos também contribui para o seu crescimento. “Os planos podem ser facilmente vendidos nas agências bancárias ou nas parceiras com redes de varejo”, avalia.

Ana Paula Ribeiro
Brasil Econômico

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock