Ultima atualização 08 de abril

Seguradoras implantam ações de emergência no Rio

Os temporais que atingiram o Rio de Janeiro nos últimos dias fizeram com que as seguradoras adotassem estratégias de caráter emergencial para atender os segurados.
A Bradesco Auto/RE Companhia de Seguros informou por meio da sua assessoria de imprensa que trouxe de São Paulo 15 guinchos para reforçar a frota de atendimento no Rio de Janeiro. Além disso, na noite da última terça-feira, 06 de março, a companhia aumentou em 40% o total de pontos de teleatendimento do serviço de Assistência Dia e Noite - atendimento 24 horas para prestação de serviços emergenciais aos segurados.
Estratégia semelhante teve a Allianz Seguros que colocou em alerta todas as suas equipes de sinistro e prestadores de serviço, em especial na parte de assistência 24h, além de orientar os profissionais envolvidos a dar alta prioridade para qualquer solicitação que surgir na capital fluminense. “A Allianz Seguros está agindo conforme procedimentos já adotados em situações de calamidades ocorridas em outras localidades, dentro do País”, explicou a seguradora por meio de nota.
Na Mapfre, até o último balanço, foram registrados cerca de 400 atendimentos na cidade do Rio, o que representou um aumento de 30% nas solicitações de guincho na seguradora entre segunda e terça-feira. No residencial, a companhia recebeu poucos pedidos, até porque nem todos os segurados possuem cobertura para alagamento. “Além de encarecer um pouco o prêmio, é uma proteção pouco contratada por falta de cultura”, explica Vladimir Alves da Silva, diretor de massificados e microsseguro da Mapfre, que completa: “Os segurados acham que nunca acontecerá com eles”. O executivo exemplifica que numa apólice residencial com limite de R$ 100 mil, cujo seguro custaria em torno de R$ 200,00, esta cobertura pode elevar o prêmio em 30%.
Já a Porto Seguro enviou de São Paulo 40 guinchos, enquanto a Itaú Seguros começou a rebocar os veículos de segurados para um pátio, no intuito de garantir a segurança. Em casos como esse, a RSA Seguros destacou que disponibiliza profissionais com expertise para consultar o nome das pessoas envolvidas no incidente para verificar se, entre eles, tem algum segurado da companhia.
As ações sociais em prol da população carioca também já começaram. A Capemisa informou que está incentivando seus colaboradores a doarem roupas e alimentos não-perecíveis para auxiliar as pessoas desabrigadas.
Muitas empresas também pararam nos dias de temporais. Até a CNSeg suspendeu suas atividades na última terça-feira em função do temporal que paralisou o Rio de Janeiro. A medida englobou as quatro federações – FenSeg, FenaPrevi, FenaSaúde e FenaCap. A Funenseg - Escola Nacional de Seguros também cancelou as atividades marcadas para ontem à noite, 07 de abril.
Caso as chuvas não melhorassem, a MetLife anunciou que iniciaria seu plano de contingência, no qual, todas as ações da filial impossibilitada de funcionar seria transmitida para uma unidade mais próxima. “Se ficássemos mais um dia fora do ar, a filial de Vitória seria backup da unidade do Rio”, garante Márcio Magnaboschi, diretor Adjunto de Vendas da MetLife. Segundo ele, esta iniciativa é parte de um programa feito pela seguradora nos Estados Unidos até por conta do incidente de 11 de setembro com as Torres Gêmeas.

Aline Bronzati
Revista Apólice

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