Ultima atualização 15 de abril

Resseguros podem dobrar de tamanho daqui a três anos

Se o mercado vai bem para os grandes riscos, o resseguro, ou o “seguro do seguro”, também vai bem.
Os dois segmentos estão intimamente ligados, em função do limite que uma empresa pode aceitar de incerteza. Esse produto foi monopólio do IRB – Brasil Re de 1939 até 2007, quando a Lei Complementar 126 abriu o mercado e possibilitou a chegada de novos players.
Hoje o País conta com 75 resseguradoras registradas, sendo seis locais, 23 admitidas (empresa sediada no exterior, com escritório de representação no Brasil) e 46 eventuais (empresa sediada no exterior), segundo a Associação Brasileira das Empresas de Resseguros (Aber).
De acordo com o presidente da entidade, Paulo Pereira, é um mercado de US$ 2 bilhões no Brasil, ou seja, apenas 1% dos US$ 200 bilhões que movimenta no mundo.
É esse potencial que permitirá que dobre de tamanho em três ou quatro anos, segundo ele. “Os indicadores do Brasil estão bons, a perspectiva é de crescimento e de muitas obras a serem executadas. E o mercado de resseguro vai crescer junto com tamanho potencial”, afirma Pereira, para quem a presença das 10 maiores resseguradoras do mundo no Brasil sinaliza a preparação do país para a demanda que virá.
“A abertura trouxe empresas globais para o mercado, uma gama maior de contratos de resseguros e melhores preços”, diz o membro da Academia Nacional de Seguros e Previdência (ANSP), Luiz Roberto Castiglione. Estudo do economista aponta que em 2013 os prêmios de resseguros devem chegar a US$ 5,7 bilhões, o equivalente a 15% do total do mercado.
O diretor de grandes riscos da Allianz Seguros, Angelo Colombo, aponta que atuarem seguro e resseguro é um diferencial de mercado atualmente. “Empresas seguradoras que tem um braço de resseguro conseguem reter mais risco e garantem ao cliente uma segurança maior por congregar todas as pontas do processo.” Para o especialista da ANSP, o resseguro ainda tem muito a amadurecer, tendo em vista que somente o IRB tem histórico no setor. “As empresas internacionais ainda tem que conhecer mais a fundo as especificidades do mercado brasileiro.”

Brasil Econômico

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO