Ultima atualização 19 de março

Susep e Fenaprevi lançam tábua atuarial brasileira

Após três anos de trabalho, a Susep e a Fenaprevi lançaram ontem, 18 de março, no Rio de Janeiro, a primeira tábua atuarial “genuinamente” brasileira. Com isso, o País deixa de utilizar o padrão norte-americano (AT-2000) e passa a ser um dos primeiros a ter a sua própria ferramenta para precificar seguros de vida e previdência privada.
A tábua BR-EMS, desenvolvida pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), foi feita com base na consolidação e refinação dos dados dos exercícios de 2004, 2005 e 2006 concedidos por 23 seguradoras que representam cerca de 95% do mercado brasileiro de vida e previdência privada. Foi analisado o histórico de 32 milhões de segurados, sendo 19 milhões do sexo masculino e 13 milhões do feminino. “Isso só foi possível por conta do tamanho do Brasil e do nosso mercado”, enfatizou Marco Antonio Rossi, presidente da Fenaprevi e da Bradesco Seguros durante coletiva de lançamento para jornalistas.
Somente no setor de previdência privada do País, o número de beneficiários saltou de R$ 3 bilhões no ano de 1994 para R$ 170 bilhões atualmente. Segundo Rossi, os consumidores de seguros de vida e previdência privada terão a partir da nova tábua produtos desenhados conforme a realidade de expectativa de sobrevivência e mortalidade brasileira. “Ela coloca o Brasil em outro patamar”, avaliou.
Para o superintendente da Susep, Armando Vergilio dos Santos, a nova tábua biométrica permitirá uma avaliação mais justa da precificação dos seguros de vida e adequação dos planos de previdência privada, pois leva em conta a realidade econômica, social e demográfica do Brasil. “As empresas e consumidores terão mais segurança jurídica nos seus contratos”, garantiu ele.
Na visão do professor Mario de Oliveria, coordenador da nova tábua pela UFRJ, a realidade brasileira é distinta da norte-americana, pois várias curvas na tábua se diferem em diversas faixas estarias. “E isso traz um preço mais justo para os produtos”, corroborou.
Na tábua antiga, a expectativa de vida para homens era de 80 anos e, para mulheres, de 86 anos. Já no formato tupiniquim, a média é de 81,9 anos para o público masculino e 87, 2, para o feminino. Apesar da pequena diferença, no longo prazo os prêmios de seguro de vida podem reduzir entre 10% e 15%. Nos planos de previdência privada, não foram registradas “grandes discrepâncias”.
A nova tábua biométrica será dinâmica, ou seja, a cada ano as seguradoras fornecerão novos dados que serão incluídos a cada cinco anos, atualizando a realidade da população brasileira que consome seguros de vida e planos de previdência privada.
Depois do lançamento da tábua atuarial brasileira para jornalistas durante coletiva, os presidentes da Fenaprevi e da Susep participaram de solenidade para apresentar o novo instrumento a executivos do setor.

Aline Bronzati / Revista Apólice

*A jornalista viajou a convite da Fenaprevi

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock