Ultima atualização 05 de março

Seguro reduz dependência de idoso

O aumento da esperança de vida da população brasileira, que hoje é de 73 anos contra 69,7 anos em 1998, acabou gerando um risco decorrente da longevidade, afirmou ontem na 2ª Conferência Anual de Resseguro, o especialista Ronald Kauffmann, da Scor Global Life, principal patrocinadora do evento, considerado o maior do gênero no mundo.
O que está se vendo nas populações mais longevas, e o Brasil está incluído nisso, é que o conjunto de pessoas passa a ter algum tipo de dependência física, que acontece em determinado momento da sua vida, quando elas não podem sozinhas tomar banho, se alimentar ou se higienizar , explicou.
Em muitos países, esse conjunto de dependências está sendo incluído pelo Estado dentro da sua seguridade social, informou Kauffmann. Isso não ocorre ainda no Brasil. Não é simples para o Estado bancar mais riscos de seguridade social que os da aposentadoria.
Chamado na França de seguro de dependência de longo prazo, esse modelo já se expandiu para a Espanha, Portugal e Israel e deverá chegar em breve ao Brasil.
De acordo com Kauffmann, a experiência francesa será transferida para as seguradoras brasileiras, uma vez que a Scor atua no ramo de resseguro, que é popularmente conhecido como o seguro do seguro. O produto destinado às pessoas longevas propicia uma renda ou um capital que as pessoas possam usar para cobrir sua dependência. O que se quer é dar capacidade para aquele dependente ter mais qualidade de vida .
Kauffmann afirmou que o crescimento da expectativa de vida dos idosos brasileiros, que representam cerca de 11% do total da população, propicia que as seguradoras, além de renda, possam oferecer o serviço a seus clientes. Ele disse que, enquanto o governo brasileiro não adota a ideia, vai caber ao setor privado atender a esse mercado, complementando a seguridade social. Isso é algo que não é novo só no Brasil. Também no resto do mundo é novo.

Alana Gandra / Correio da Paraíba

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock