Ultima atualização 25 de março

Previdência aberta amplia apostas na diversificação

A previdência privada aberta começa a seguir os passos das entidades fechadas (cujos planos são de adesão restrita), ampliando a diversificação das aplicações. Investir em empresas torna-se um filão, diante da tendência de queda dos juros e de crescimento da economia. E por “investir em empresas” entenda- se mais do que comprar ações. Papéis de crédito privado, ativos imobiliários e até cotas de fundos de participações também estão na mira.
Na Icatu, aproximadamente um quarto da principal carteira de renda fixa é alocado em papéis como Certificados de Depósito Bancário (CDB), debêntures e cotas de Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC), conhecidos como fundos de recebíveis. “É a saída para conseguir superar o CDI (Certificado de Depósito Interbancário, referência de rentabilidade na renda fixa)”, diz o diretor de Produtos de Previdência e Investimento, Luis Martinez.
Nesses títulos, o retorno pode alcançar de 104% a 108% do CDI. “Ou mais, dependendo da emissão”, diz o executivo.
Os Depósitos a Prazo com Garantia Especial (DPGEs), que contam com garantia de R$ 20 milhões do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), passaram a integrar as carteiras de previdência da SulAmérica no ano passado.
Somados aos CDBs e às debêntures, os papéis privados representam aproximadamente 40% das aplicações de renda fixa dos PGBL e VGBL da empresa. “A rentabilidade média da nossa carteira de crédito privado chega a 104% do CDI”, diz o vicepresidente de Investimentos, Marcelo Mello.
Fundos de participação Ganhos ainda maiores prometem vir da vertente dos fundos de participação, que compram fatias de empresas com potencial de crescimento – para as quais a Brasilprev tem olhado com carinho. Há alguns meses, a empresa do Banco do Brasil se aproxima dos atores dessa indústria.
Está atenta à Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que tem programas de apoio a fundos de venture capital, e participando de eventos da Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP).
“Acreditamos que temos os veículos para integrar o círculo virtuoso da economia”, diz o superintendente de investimentos, Marcio Matos.
Pelo mesmo motivo, a Brasilprev estuda as aplicações no mercado imobiliário. A empresa comprou Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs)-lastreados em créditos da Petrobras e estruturados pela RB Capital – pela primeira vez no ano passado. “Ainda representam muito pouco dos nossos investimentos”, ressalta Matos. Outros papéis privados, como CDBs, debêntures e FIDCs, somam 27% de todas as suas aplicações.
A resolução 3.308 do Conselho Monetário Nacional permite aos fundos de previdência alocar até 49% do patrimônio em renda variável, fatia que inclui outros ativos além de ações. Até 15% podem estar em cotas de fundos multimercados e 3% em fundos de participação. Na parcela de renda fixa, 80% do patrimônio pode comprar CDBs, letras e debêntures. Há ainda uma cota de até 10% de investimento em fundos imobiliários.
Aplicações mais arrojadas, como as que a Brasilprev “namora” em fundos de participação, exigem atenção a aspectos como a rentabilidade das carteiras nos primeiros tempos, que costuma ser negativa. Isso porque as taxas de administração desses fundos são cobradas desde o início, enquanto a rentabilidade só aparece na venda das primeiras empresas, o que pode levar anos. Um impacto nas cotas oferecidas ao investidor final é inevitável. “Estamos estudamos como fazer. Uma possibilidade seria desmembrar nosso fundo de ações em dois, um de maior e outro de menor risco, colocando os fundos no primeiro”, sugere Matos.

Mariana Segala
Brasil Econômico

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock