Ultima atualização 18 de março

Itaú, Mapfre e Allianz vencem disputa por seguro da Petrobras

O consórcio formado por Itaú, Mapfre e Allianz fez a melhor proposta na licitação da Petrobras para a escolha da seguradora que vai cuidar de todos os ativos da petroleira, com valor em risco de US$ 80 bilhões a US$ 90 bilhões, segundo três fontes ligadas à negociação. Entre os ativos segurados estão plataformas marítimas, refinarias, transporte de petróleo e qualquer eventual dano causado a terceiros pelas operações da Petrobras.
Na última terça-feira, no Rio de Janeiro, foi feita a abertura das propostas da licitação internacional. A proposta do consórcio será agora analisada pela diretoria da estatal, que também vai olhar a documentação apresentada, colocação do risco no mercado internacional e as franquias da apólice. Fonte próxima à estatal confirmou que o consórcio fez a melhor proposta.
Como há anos não ocorria, a Petrobras permitiu desta vez a formação de consórcios de seguradoras para participarem da licitação, na forma de co-seguro (em que uma seguradora divide o risco com outra). Por isso, Itaú, Mapfre e Allianz participaram em conjunto e cada uma fica com parte do risco do contrato, que agora será colocado no mercado de resseguro – espécie de seguro do seguro, essencial para diluir riscos em grandes contratos.
Segundo uma fonte próxima, o co-seguro foi permitido para diluir os riscos entre os participantes, por causa da abertura do mercado de resseguro brasileiro ao setor externo em 2009. Até o ano passado, o IRB-Brasil Re assumia todo o risco.
Segundo fontes que acompanharam de perto a licitação, o Bradesco desistiu de participar do contrato, apenas acompanhou o processo. A SulAmérica fez oferta para o seguro dos transportes da petroleira, mas o preço saiu acima da proposta do Itaú. A seguradora americana Ace também fez proposta de preço superior ao dos concorrentes. Já a suíça Zurich, convidada pela petroleira a participar do contrato, não enviou proposta.
O seguro da Petrobras envolve três licitações. A maior cobre todos os ativos, como as plataformas (offshore) e refinarias (on-shore). A segunda licitação é um seguro feito para a movimentação de carga da BR Distribuidora nos aeroportos. A terceira cobre importações e exportações e todos os transportes de carga da estatal. O consórcio vencedor levou os três contratos.
A apólice da petroleira estava com o Itaú, que venceu sozinho o contrato em 2008. Naquele ano, a seguradora do banco venceu a licitação com um preço e depois teve dificuldades para colocar o contrato no mercado de resseguros por causa da crise.

DCI – Comércio, Indústria e Serviços/SP

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock