Ultima atualização 17 de março

Carteira de RC patina nos últimos anos

Dados da Susep - Superintendência de Seguros Privados - mostram recuo de 0,5% nos prêmios da carteira de Responsabilidade Civil Geral em 2009 perante exercício anterior. Passaram de R$ 460 em 2008 para R$ 458 milhões no ano passado. Além da crise financeira que impossibilitou muitas empresas renovarem suas apólices por conta do risco e da sinistralidade, outros fatores explicam este declínio.
Uma delas é a queda do monopólio do mercado de resseguros brasileiro. A restrição na subscrição de risco por parte das seguradoras também tem influenciado resultados menores na carteira de RC Geral. Por temerem atuar em contratos de alta sinistralidade, as companhias ficam de fora e preferem não ganhar ao perder mais para frente. “É impossível uma carteira crescer com sinistralidade baixa”, alerta Mauro Leite, especialista em seguros de RC e riscos ambientais da Marsh Brasil.
De acordo com ele, em mercados mais maduros de RC, as companhias de seguros não trabalham com índice combinado neste patamar. É bem maior. As seguradoras justificam a timidez na aceitação de risco pelo histórico e garantem que não compensa atuar em áreas em que o sinistro é certo.
Para os próximos anos, as previsões, na opinião de especialistas ouvidos pela Apólice, são as melhores possíveis. Investimentos por conta das PPP’s - Parceria Público Privadas - e PAC - Plano de Aceleração do Crescimento - já alavancaram a carteira de RC, sendo que, as obras para os mundiais esportivos (Copa e Olimpíadas) previstos para acontecer no Brasil darão sequência a este movimento.
Grandes shows e eventos também contribuirão para isso. Há ainda o pré-sal. No entanto, falta capacidade para que grandes projetos consigam coberturas na área de RC. Espera-se que a abertura do resseguro contribua para que a aceitação do risco por parte das seguradoras não seja tão limitada. Vontade de pagar sinistro e proteger o consumidor também ajudarão neste processo, principalmente, a divulgação dos seguros de responsabilidade civil oferecidos no mercado.

Confira a matéria completa na edição de março da Revista Apólice.

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO