Ultima atualização 05 de março

Carga tributária inibe atuação das resseguradoras

A complexidade do sistema tributário brasileiro impacta fortemente a atividade seguradora e resseguradora. A afirmação é do especialista em Direito de Seguro, o advogado Luís Felipe Pellon, do escritório Pellon & Associados. Segundo ele, esse quadro, não encontrável nos sistemas de outros países, tem gerado perplexidade entre os resseguradores internacionais.
O advogado – que participa, nesta sexta-feira, da 2ª Conferência Brasileira de Resseguro, iniciada ontem, no Copacabana Palace – explica que as atividades seguradora e resseguradora não têm a natureza jurídica da prestação de serviços, razão pela qual não está, por exemplo, sujeita ao Imposto sobre Serviços (ISS). É obrigação de pagar e não de fazer, comenta o especialista.
Ele ressalta, porém, que a falta de entendimento da Receita Federal quanto a esse aspecto está na base de várias interpretações erradas sobre a tributação do resseguro.

Receita
Luís Pellon lembra que, sobre as remessas para o exterior de prêmios de seguro e de resseguro, a Receita Federal aplica a regra de incidência do Imposto de Renda prevista para a remuneração de prestação de serviços. Há inclusive respostas a consultas e decisões do Conselho de Contribuintes a respeito. Mas, esse errôneo entendimento faz com que seja aplicada a alíquota de 25% (prevista para serviços), enquanto poderia ser aplicada a de 15% (outros rendimentos), critica.
Ele acrescenta que, como a base de cálculo do tributo corresponde a 8% do valor do prêmio remetido, a carga tributária efetiva, calculada sobre a alíquota de 25%, chega a 2%, enquanto se calculada sobre 15% seria de 1,2%.
Outro ponto criticado por ele é o teor da Lei 10.865/04, que incluiu dentre as bases de cálculo de PIS/COFINS aplicável às importações de bens e serviços os valores relativos a prêmios de resseguro cedidos ao exterior. Na visão dele, essa incidência, além de muito elevada (1,65% para o PIS e 7,6% para Cofins) é indevida, pois o contratante de seguro ou resseguro não se enquadra como importador de serviços.
Pellon observa ainda que, assim como o Imposto de Renda, a base de cálculo do PIS/COFINS Importação era de 8% do valor pago, creditado, entregue, empregado ou remetido ao exterior a título de prêmio de seguro ou resseguro.

Jornal do Commercio-RJ

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO