A Berkley Internacional do Brasil está completando quatro anos de atuação no mercado de seguros. A companhia faz parte do Grupo W.R.Berkley, que resolveu iniciar suas atividades no país por acreditar que a região concentra muitas oportunidades de negócio.
Tudo começou em janeiro de 2006, quando a companhia se instalou em São Paulo com o objetivo de se tornar uma seguradora especializada em Garantia. Com esse ciclo consolidado, a empresa resolveu entrar na área de Engenharia, oferecendo produtos como Risco de Engenharia, RD Equipamentos e Responsabilidade Civil Construtores.
Essas novas linhas de negócio fazem parte da estratégia de expansão comercial da seguradora, que aposta no avanço de projetos importantes para alavancar o segmento, como o ?Minha Casa, Minha Vida?, do Governo Federal, além da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.
A participação da Berkley Internacional do Brasil no balanço consolidado do Grupo ainda é pequena. Em 2008, a W.R.Berkley apresentou um total de prêmio emitidos na ordem de US$ 4 bilhões, sendo que a operação Brasil foi de R$ 37,7 milhões. Mas o volume de seguro Garantia realizado pela companhia no país a coloca em 6º lugar no ranking nacional. O volume de prêmio do mercado foi na ordem de R$ 700 milhões, enquanto a Berkley fez R$ 45 milhões.
Operando como uma seguradora de nicho multilinha, a companhia atua com foco em Riscos Financeiros (Garantia Financeira, Garantia Obrigações Privadas, Garantia Obrigações Públicas, Fiança Locatícia, Garantia Concessões Públicas e Garantia Judicial); Patrimonial (Engenharia e Riscos Diversos); Responsabilidades (Responsabilidade Geral) e, mais recentemente, Transportes (Internacional).
Seu único canal de distribuição é através do corretor de seguros. ?Não queremos ser a maior seguradora do País, nem seremos a que oferece uma linha completa de produtos, com as menores taxas. Nosso objetivo é ser reconhecida como a aquela que trata seus corretores de maneira diferenciada e especial?, garante o diretor presidente, José Marcelino Risden.
Em breve, a seguradora ? em parceria com os Sincors regionais – promoverá treinamentos para os corretores de seguro sobre todos os seus produtos, duas vezes por mês. ?O objetivo é fornecer informações técnicas e mercadológicas aos nossos parceiros, facilitando o trabalho deles e ampliando suas possibilidades de fechamento de negócios?, explica a diretora Comercial e de Marketing, Luciana Natividade.
Para 2010, a Berkley espera dobrar o volume de prêmio emitido no ano passado. A expectativa da companhia é ultrapassar os R$ 90 milhões, atingindo R$ 60 milhões no Garantia, R$ 24 milhões no Engenharia e R$ 7 milhões no Transportes, ramo que começou a operar no último mês de fevereiro.
MDS Brasil inaugura escritório em Curitiba
Novo espaço foi dimensionado para integrar a equipe da Unificado, adquirida pela corretora em 2023