Ultima atualização 16 de março

AF447: seguradora da Air France vai recorrer de decisão da Justiça do Rio

A seguradora da Air France, o grupo francês Axa, apelará da decisão da justiça do Rio de Janeiro, que condenou na última quinta-feira, 11 de março, a companhia aérea francesa a pagar uma indenização de 1,15 milhão de dólares à família de uma das 228 vítimas do acidente com o voo AF447, informou o grupo.
“Apelaremos da sentença, que não pode constituir um precedente”, explicou a seguradora.
A Axa considerou a sentença de quinta-feira resultado de um processo aberto fora da câmara de indenização específica, integrada pelo Ministério brasileiro da Justiça, associações de familiares das vítimas e as seguradoras.
A sentença “não cumpre os critérios específicos definidos pela câmara”, insistiu.
O juiz brasileiro Mauro Nicolau Junior, da 48ª Câmara Cívil do Rio de Janeiro, condenou na quinta-feira a companhia aérea francesa Air France a pagar 2,04 milhões de reais (1,15 milhão de dólares) por danos morais à família de uma vítima do acidente com o AF447 que, na noite de 1º de junho de 2009, caiu no mar quando voava entre Rio e Paris.
No acidente, morreram 216 passageiros e 12 tripulantes. Muitas famílias entraram na justiça, as últimas em novembro passado, quando parentes de oito vítimas acionaram a justiça em dois estados dos Estados Unidos.
Esta é a primeira vez que a Air France é condenada por uma falha. Uma condenação por “homicídio culposo” está em andamento na França para determinar as causas do acidente com um avião A330 da companhia.
“Esta é a primeira decisão no mundo inteiro sobre este acidente e servirá de exemplo para outras demandas” judiciais de famílias, declarou Anibal Fonseca Lima Filho, advogado que lançou o processo.
Para o advogado Jean-Pierre Bellecave, defensor da associação “Entraide et solidarité” (Ajuda mútua e solidariedade), que reúne 60 famílias de vítimas, a maioria francesas, a decisão brasileira “traz à tona as falhas da Air France e abre a porta para melhores indenizações na França, que são bastante baixas”.
Quarenta processos judiciais estão em andamento nos Estados Unidos e o mesmo número no Brasil, o que pode custar caro à Air France, segundo o advogado Denis Chemla, especialista no setor aéreo.
Na França, as associações de famílias das vítimas afirmam que estão se organizando com vistas a um eventual processo civil, necessário para se conseguir uma indenização nos tribunais, diferente do processo penal em andamento.
Jean-Claude Giudicelli, advogado da família de uma das vítimas, a comissária de bordo Carla Mar Amado, pediu na sexta-feira à Justiça francesa que se alinhe à brasileira.
Esta família, assim como muitas outras, não esconde a amargura “diante da lentidão das investigações”. Para ela, “a verdade não está no fundo no mar, ela nos cega; está no relatório que destaca as falhas das sondas Pitot”.
Em suas considerações, o juiz brasileiro estimou que o acidente “se deveu, em grande parte, à conduta negligente” da Air France, que não corrigiu “uma falha técnica, embora soubesse do problema”, explicou o advogado da família de João Tancredo, fazendo alusão às sondas Pitot, que permitem medir a velocidade do avião, apontadas pelos sindicatos de pilotos como causadoras do acidente.
As famílias das vítimas criticaram em várias oportunidades a falta de transparência da Air France e do Escritório de Investigações e Análises (BEA), encarregado da parte técnica da investigação. Algumas delas processaram a Air France.
O BEA reconheceu que as sondas Pitot tinham falhas, mas destacou que elas não permitiam explicar, sozinhas, o acidente.

AFP

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO