Cursando faculdade de Ciências Contábeis, Letícia Ferreira, 20 anos, paga o curso com o salário de auxiliar administrativa da Amil, onde foi efetivada após ter ingressado, em 2007, pelo programa Jovem Aprendiz. Assim como Letícia, a Amil contratou outros 19 jovens, dos 33 selecionados para participarem da primeira edição do programa do governo federal em co-parceria com a empresa. Em 2009, a Amil recebeu inscrições de cerca de 120 jovens interessados em participar da nova seleção para o programa. Para a gerente de seleção de Talentos da Amil, Claudia Faria, o alto índice de contratações é resultado do trabalho de aperfeiçoamento do Jovem Aprendiz, que na Amil vai muito além do recrutamento e das exigências do governo federal. Além de orientar e acompanhar os estudantes nas suas atividades profissionais, a empresa desenvolve uma série de atividades que auxiliam no amadurecimento profissional.
?Na Amil, acreditamos que não basta captar estes jovens. É preciso oferecer formação. Após dois anos, eles saem com currículo mais qualificado e amadurecidos, podendo ser efetivadas pela própria companhia?, afirma Claudia.
A gerente de seleção de Talentos da Amil explica ainda que, durante o período em que os jovens participam do programa, eles são acompanhados pela área de recursos humanos, o que gera avaliação de desempenho. Além disso, frequentemente, eles assistem palestras com diretores da companhia para se informarem sobre a cultura e os valores da empresa. ?Com isso, descobrimos pessoas com grande potencial, que foram contratados antes mesmo de terminar o período do curso?, completa Claudia.

Jovem Aprendiz
Para ingressar no programa Jovem Aprendiz é preciso ter entre 18 e 22 anos, ter concluído o ensino fundamental, e, caso não tenha finalizado o ensino médio, estar regularmente matriculado em uma escola. A participação tem duração de até dois anos, com quatro horas diárias de trabalho, desafios, oportunidades e muito aprendizado durante quatro dias úteis. No quinto dia, os jovens assistem aulas ministradas no Senac, responsável pela contratação e capacitação teórica. O participante recebe ainda uma bolsa auxílio da empresa.

Deixe uma resposta