Ultima atualização 01 de dezembro

Abramge divulga vencedores dos Prêmios de Medicina e Jornalismo 2009

Os doutores Paulo Artur de Araújo Amorim e equipe e Luis Henrique Wolff Gowdak e equipe foram os ganhadores do Prêmio Abramge de Medicina de 2009. Devido à alta qualidade dos trabalhos apresentados houve empate. Eles dividirão o prêmio de R$ 15 mil. As doenças cardiovasculares são as maiores causadoras de morte no mundo e, por isso, a Abramge propôs para os Prêmios desta 15ª edição de Medicina e Jornalismo ?Domingos de Lucca Junior? como tema a ? Isquemia Miocárdica – Prevenção e Tratamento?. Já a vencedora na categoria Jornalismo foi Fernanda Strazzacappa Nogueira. Ela receberá a premiação em dinheiro (R$ 10 mil) e todos os vencedores receberão troféu e diploma.
Com o título ?Resistência Insulínica na Insuficiência Cardíaca Pós-Infarto: Novo Papel para um Antigo Personagem ?, o trabalho de Paulo Artur de Araújo Amorim e equipe, concluiu que o aparecimento de resistência insulínica (RI) no coração pode ser um fator de risco para a insufuciência cardíaca (IC). Já o médico Luis Henrique Wolff Gowdak e sua equipe apresentaram o tema ?Terapia Celular Reduz a Isquemia Miocárdica em Pacientes Submetidos a Cirurgia de Revascularização Miocárdica Incompleta?. O objetivo do trabalho é testar a injeção intramiocárdica de células-tronco e células progenitoras hematopoiéticas (CPH) autólogas de medula óssea para aumentar a perfusão miocárdica em pacientes submetidos à cirurgia de revascularização incompleta do coração.
A comissão julgadora do Prêmio Abramge de Medicina, encarregada de apurar e conceder notas aos trabalhos, foi composta pelos médicos, Marcos Gallan ( mestre pelo departamento de Clinica Médica da USP), Marisa Amato (professora livre docente de Cardiologia da Faculdade de Medicina da USP), Paulo Moffa (doutor em Cardiologia pela USP) e Paulo Pêgo (professor associado da USP) e presidida por Joamel Bruno de Mello (conselheiro do Universo da Qualidade).
Fernanda Strazzacappa Nogueira participou, juntamente com trabalhos jornalísticos de todas as regiões do Brasil, e venceu o Prêmio ?Domingos de Lucca Junior? com a reportagem, de cinco páginas, ?Os limites do coração? na revista Sabor & Vida Diabéticos, de âmbito nacional. A repórter achou o tema proposto para o prêmio bastante interessante e disse estar muito feliz por ter sido a vencedora. ?Não estava esperando, foi uma das primeiras reportagens especiais que fiz para a revista?, conta. Ela acredita que por ter buscado ?traduzir? um pouco de tudo que os médicos sabem sobre o assunto, os leitores poderão entender melhor como se tratar e ? o mais importante ? como se prevenir.
A equipe de jurados encarregada de avaliar as matérias dos jornais e revistas inscritos no Prêmio foi composta pelas jornalistas Neusa Pinheiro, Lia Marcia Ando, Keli Vasconcelos, Eli Serenza e presidida por Wilson Gomes ? ex-assessor de imprensa da Abramge. Para compor a média final dos trabalhos foram aplicadas notas em cada um dos seguintes quesitos: abordagem do tema; originalidade e ineditismo; estrutura e conteúdo; clareza das análises; consistência das conclusões; confiabilidade das fontes consultadas; alcance social; validade com orientação/esclarecimento para os leitores.
Os Prêmios serão entregues em solenidade de encerramento das atividades da Abramge de 2009, no dia 3 de dezembro, em São Paulo.

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO