Ultima atualização 30 de novembro

Setor de Private Equity e Venture Capital é alternativa de expansão para a Saúde

O setor de Private Equity e Venture Capital (PE&VC) figura como uma opção às indústrias médico-hospitalares e odontológicas que buscam alternativas para crescer. Nesta área, os fundos são de longo prazo, fechados, de compromisso, entre outras características que tornam o negócio mais estável. O momento também é promissor para as companhias nacionais, visto que o Brasil foi eleito o destino de preferência para investimento em PE&VC nos próximos anos, segundo pesquisa realizada durante o Emerging Markets Private Equity, em Nova Iorque. O país superou outros demais emergentes que integram o BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China).
No entanto, as empresas precisam se preparar para receber o chamado capital empreendedor. Segundo o presidente da Associação Brasileira de Private Equity & Venture Capital (ABVCAP), Luiz Eugenio Figueiredo, o ciclo entre a prospecção e a entrada efetiva de recursos consome em média um ano. Neste período, são cumpridas as seguintes etapas:

Organização: Nesta fase ocorrem estudos, networking, encontros especializados, consultorias financeiras e pesquisas por meio de periódicos (jornais, revistas, websites, etc.) e banco de dados do gestor;
Análise: Aqui, verifica-se a qualificação dos administradores, do mercado, as vantagens competitivas, a veracidade dos números apresentados, as projeções, balanços e oportunidades de saídas;
Valuation: Levantamento de múltiplos, fluxo de caixa descontado, valor patrimonial, entre outros.
Negociação: Nesta etapa são estabelecidos o memorando de entendimentos, o acordo de acionistas, os direitos societários e de gestão, indicação do CFO, substituição da diretoria, indicação de auditoria, obrigação de boas práticas de governança corporativa e mecanismos de liquidez;
Due Diligence: Constitui na análise e avaliação detalhada de informações e documentos pertinentes ao negócio, considerando o perfil dos administradores, dados técnicos e legais, contingências trabalhistas e tributárias, patentes e direitos autorais, estrutura societária e financeiro-contábil.

O setor contempla diferentes segmentos: o Capital Semente (indicado para empresas que estão nascendo); o Venture Capital (indicado para empresas que desejam expandir); o Private Equity (indicado para empresas já consolidadas que almejam novas fatias de mercado); o Mezanino (indicado para empresas já consolidadas que querem converter dívidas em ações) e o PIPE (comprar ações relevantes em empresas abertas).
Empresas com faturamento anual, ou faturamento líquido anual consolidado, inferior a R$ 150 milhões podem receber fundos de PE&VC. É vedado o investimento em empresas controladas por grupo de sociedades com patrimônio líquido consolidado superior a R$ 300 milhões.

PE&VC e o setor saúde
A indústria médico-hospitalar e odontológica desponta com uma das áreas mais atrativas para os investidores de Private Equity e Venture Capital (PE&VC). O setor investe em pesquisa e desenvolvimento, inovação e prevê um crescimento médio de 12% para 2009. “A maioria das empresas do setor tem foco no mercado brasileiro, embora 30% deste universo já está exportando. Hoje, temos cadastrados no projeto da ABIMO e Apex-Brasil 152 empresas exportadoras”, disse o diretor-institucional da ABIMO, Márcio Bosio.
Para estreitar as relações, foi realizado no dia 19 de novembro o encontro “Perspectivas de Setor Hospitalar e Odontológico”. O evento reuniu membros da ABVCAP, ABIMO, ABDI e empresários.

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock