Ultima atualização 25 de novembro

Para executivos de RH, programas de promoção à saúde e prevenção são eficazes

A AxisMed - Gestão Preventiva da Saúde realizou uma pesquisa de opinião durante o IX Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida organizado pela Associação Brasileira de Qualidade de Vida, em São Paulo. Mais de 100 executivos de Recursos Humanos e áreas afins de empresas de vários segmentos do mercado, como hospitais, petroquímicas, siderúrgicas, entre outros, responderam o questionário com cinco perguntas sobre programas de promoção da saúde e outras iniciativas de prevenção nas organizações.
O item que mais chamou a atenção nas respostas foi o fato de 100% dos entrevistados considerarem que Ações de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças trazem resultados significativos para as organizações. A maior parte deles, 60%, entende que se tratam de iniciativas em que os resultados aparecem em médio e longo prazos.
?É um fato muito importante a conscientização das empresas de que medidas que antecipam e previnem contra doenças crônicas e outras condições clínicas antes que elas se tornem realmente um problema são necessárias e benéficas para todos os envolvidos?, explica Fábio Abreu, diretor executivo da AxisMed.?E, tão formidável quanto essa conscientização, é a percepção de que se trata de um investimento relevante que exige um período de trabalho para se conseguir a resposta desejada?, acrescenta.
Segundo a pesquisa, os resultados percebidos como de maior impacto nas empresas são a ?Diminuição do absenteísmo e presenteísmo? (quando o funcionário está presente, mas com baixa produtividade) e a ?Redução do custo com benefício saúde?. Somados, estes itens registram mais de 60% das indicações.
Na pesquisa da AxisMed, foi perguntado ainda sobre as dificuldades em implementar programas do gênero e a resistência da cúpula da empresa foi indicada como principal obstáculo. Dos executivos participantes, 53% escolheram o item ?Apoio da direção? como o maior entrave. De acordo com o Presidente da ABQV, Alberto Ogata, estudos internacionais têm demonstrado que o suporte da liderança é o ponto fundamental para que programas efetivos sejam implementados e alinhados com as estratégias das companhias. ?Assim, a realização dos programas traz resultados positivos para as organizações e para as pessoas?, afirma Ogata.

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO