Ultima atualização 28 de outubro

Quais tecnologias são importantes para uma operadora de saúde?

Quando uma operadora de saúde começa a se projetar no mercado, logo sente a necessidade de um processo mais avançado de gestão. Percebe que precisa otimizar a sua capacidade de processamento de informações para poder aumentar sua eficiência no atendimento e manter o negócio em evolução e sucesso. Os custos de saúde são normalmente elevados e tendem a crescer, há um controle quanto aos aumentos e repasses aos clientes dos planos de saúde, e as operadoras precisam encontrar soluções, para manter o bom atendimento e maximizar seus resultados financeiros.
A multinacional Dexbrasil desenvolveu o sistema DexTotal® destinado à gestão estratégica e ao gerenciamento de planos e seguro saúde, configurado para a obtenção de crescentes resultados dentro das operadoras de saúde. ?No momento da contratação, a operadora de planos de saúde expõe as suas necessidades para que o sistema seja configurado de forma personalizada, com tudo o que é preciso para uma administração de sucesso?, explica o diretor de vendas e marketing Sérgio Monaco. São muitos os pontos que devem ser analisados, porém, confira as principais funções de um software de administração de planos de saúde:

Antes de adquirir um novo sistema de gestão
É preciso que o administrador tenha certeza de que ele pode evoluir tecnicamente com este novo sistema sem restrições tecnológicas, podendo optar por diferentes servidores existentes no mercado (por exemplo, a linha verde), utilizar diferentes sistemas operacionais e banco de dados, na certeza de que o sistema não terá quaisquer problemas de incompatibilidade ou performance.

Conectividade
A interação com outros sistemas já existentes para trazer informações que foram alteradas, cruzar dados, é muito importante. Com isso, a operadora ganha agilidade e qualidade do processo de gestão como um todo, uma vez que o sistema permite mais consistência dos dados, elimina falhas de inserção e validação das informações. Deve haver conectividade também para unir a operadora a todos os envolvidos no processo (prestadores de serviços, médicos, corretores de seguros e clientes dos planos) disponibilizando informações atualizadas via extranet e internet com total controle de acessos, enfim, um sistema que permite elevar a capacidade para atender melhor e oferecer melhores serviços.

Controle de autorizações de pagamentos

Para realizar as autorizações dos pagamentos de contas médicas, é fundamental um sistema que garanta a precisão do processo e conceda a liberação somente para as ocorrências que realmente houverem sido contratadas. Um sistema que faça toda a crítica e autorize automaticamente os pagamentos (obedecendo fielmente todo o processo estabelecido), sem a necessidade da intervenção do analista. Em caso de glosa, também de forma automática, o sistema deve encaminhar para que o analista verifique decida e também tenha condições de devolver uma conta para o prestador informando o motivo exato daquela restrição.
Um sistema que possa barrar ocorrências estranhas, como autorizações de procedimentos médicos que não condizem com o perfil do segurado, plano que contratou, especialidade médica, enfim, tudo o que não estiver perfeitamente de acordo com as regras pré-estabelecidas será encaminhado para uma análise técnica.

Monitoramento de doenças crônicas
O gerenciamento e a medicina preventiva propõem soluções para doenças que acompanham o indivíduo durante toda a vida, proporcionando qualidade, bem-estar e economia. É preciso priorizar a autogestão, possibilitando módulos para gerenciamento de risco com identificação de doentes crônicos. Tudo isso possibilita que a operadora de saúde veja de perto qualquer patologia de um segurado, analisando procedimentos, materiais e medicamentos. A partir da detecção feita pelo sistema é possível orientar o paciente crônico como proceder para obter um melhor padrão de vida em saúde, o que é satisfação para a operadora e o segurado.

Economia de energia
Entre várias soluções que vêm sendo implementadas pelas empresas, estão a terceirização de processos e a virtualização de servidores, que permitem a multiplicação de uma máquina real em várias virtuais. Medidas como essas podem reduzir em cerca de 40% o consumo de energia das empresas. Na área de seguros, por exemplo, existe a tendência de emitir apólices assinadas eletronicamente, o que pode evitar o consumo exagerado de papel entre seguradoras, corretores e clientes.

Destaque para o profissional de TI
Um dos itens mais importantes para o sucesso na implantação de um novo sistema de gestão é a escolha do profissional de TI. É fundamental que a operadora possua um profissional nomeado para ser o elo entre a operadora e o fornecedor do sistema, alguém com conhecimento técnico, autoridade e poder de decisão para acompanhar todo o andamento dos trabalhos. Um profissional totalmente dedicado que vai garantir a consistência das reais necessidades da operadora para que o fornecedor do sistema possa ampliar ao máximo o poder do seu aplicativo de gestão.
?A implantação de um novo sistema é um processo que, para obter sucesso, deve contar com a integração e a dedicação de toda a empresa, além de uma grande disposição para mudanças. Esse trabalho certamente irá garantir um lugar de destaque para a operadora dentro de um mercado que cada vez mais necessita oferecer melhores serviços e ampliar a capacidade de atendimento aos seus clientes?, conclui Sérgio Monaco.

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO