Ultima atualização 21 de outubro

Comportamento do pagamento empresarial estabiliza em nível mundial

Durante o primeiro semestre de 2009, os prazos médios de pagamento foram reduzidos, de forma geral, em toda a União Europeia, com intensidade na Espanha e França

De acordo com o último Barômetro de Práticas de Pagamento do Grupo Atradius, que opera no Brasil, Portugal e Espanha, por meio da Crédito y Caución, os prazos médios de pagamento reduziram de forma generalizada na União Europeia, ao longo do primeiro semestre de 2009. A melhoria foi especialmente significativa na Espanha e França, com reduções de oito dias comparativamente com os valores que encerraram o ano de 2008. No mercado europeu, apenas Itália e Suécia não registraram melhoria nos prazos de pagamento. As condições de pagamento dos 20 mercados analisados diferem significativamente. O prazo médio do pagamento vai desde os 22 dias na Alemanha e Polônia, até aos 67 dias em Itália e Espanha.

O estudo foi elaborado a partir de 3500 entrevistas realizadas, entre os meses de julho e agosto de 2009, junto de empresas de vinte mercados de todo o mundo. Os prazos médios, que incluem operações a crédito e a vista, são representativos das médias e grandes empresas, já que pelo menos 60% da amostra apresentava um faturamento superior a 10 milhões de euros. Os resultados permitem detectar as tendências da evolução do comportamento dos pagamentos de cada mercado e compará-los entre si.

Mercado doméstico
As empresas dos Estados Unidos são as que têm percepção mais positiva do comportamento dos pagamentos no próprio mercado: 74% considera que é bom, muito bom ou excelente, seguidas das empresas do Canadá (68%). A percepção mais negativa acontece em Espanha, onde 71% das empresas considera que é mau, pobre ou aceitável, seguidas de Itália (67%) e França (66%). Os mercados da União Europeia estudados, à exceção da Suécia, acompanham uma melhoria ou uma manutenção das condições, tendo em conta o Barômetro de Inverno 2008/09.

Nos 20 países envolvidos no Barômetro de Práticas de Pagamentos do Grupo Atradius, o tempo médio decorrido entre a emissão de uma fatura e o pagamento no mercado doméstico oscilou entre os 28 dias na Dinamarca, Polónia e Alemanha, e os 78 dias em Itália. Só Itália, Suécia e Alemanha mantiveram os valores do Barômetro de Inverno de 2008/09. O resto dos mercados registou uma melhoria, com destaque para a França que passa dos 55 para os 38 dias.

Mercado externo
As empresas da Áustria e Grã Bretanha são as que melhor qualificam o comportamento dos pagamentos dos mercados externos nos mercados com que fazem negócios que, aliás, é descrito como bom em todos os mercados estudados. No topo do Barómetro de Inverno de 2008/09, assistiu-se a uma melhoria generalizada, à excepção da Alemanha.

Nos vinte países analisados, o tempo médio decorrido entre a emissão de uma fatura e o pagamento nos mercados externos oscilou entre os 25 dias na Polónia e os 66 dias em Itália. A duração do pagamento estrangeiro nos países da União Europeia é menor do que no Barómetro de Inverno de 2008/09, à excepção de Itália e Alemanha.

Prazos diferentes
Dos 20 mercados analisados, o mercado chinês é o que aplica, com maior intensidade, diferentes prazos de pagamento dependendo do setor de actividade ou do mercado externo a que pertence o cliente. 93% das empresas reconhece este tipo de práticas seguidas pelas empresas de Hong Kong (81%), México (75%) e República Checa (66%). Espanha (60%) é o quinto mercado do mundo e o primeiro da Europa no qual mais empresas aplicam prazos de pagamento diferentes para cada cliente.

Em comparação com os valores do Barômetro de Inverno de 2008/09, este comportamento intensificou-se especialmente na Espanha, no qual, há cerca de seis meses, 54% das empresas aplicavam estas medidas. Por outro lado, a maior diminuição é registada na Alemanha, onde as empresas que aplicavam diferentes prazos de pagamento aos clientes passaram de 51% no Inverno 2008/09 para 42% no Verão de 2009.

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO