Ultima atualização 29 de outubro

BB e Principal renovam aliança estratégica em previdência

Acordo tem cláusula de exclusividade para a venda dos produtos de previdência nas agências do BB pelo prazo de 23 anos

O Banco do Brasil firmou memorando de entendimentos com a empresa Principal Financial Group para reestruturar sua parceria na comercialização de produtos de previdência privada aberta no Brasil. O acordo prevê cláusula de exclusividade na comercialização dos produtos da Brasilprev Seguros e Previdência S.A por meio dos canais de distribuição do Banco do Brasil pelo prazo de 23 anos.
Em contrapartida, o BB terá sua participação na Brasilprev ampliada de 49,99% para 74,995% do capital social total. Na nova configuração, o Banco do Brasil passa a ter direito a 49,99% das ações ordinárias (ON) e 100% das ações preferenciais (PN) da companhia. A Brasilprev é a terceira maior companhia de previdência privada do Brasil em ativos sob gestão.
Os demais acionistas da Brasilprev, o Principal Financial Group e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) detêm, respectivamente, 46,01% e 4% do capital social. Com a nova composição acionária, a Principal passa a deter 50,01%, com a aquisição prevista da participação do Sebrae na companhia.
As negociações dão continuidade à reestruturação da área de seguridade do Banco do Brasil iniciada em outubro, quando foram criadas duas subsidiárias do BB e a parceria com o grupo espanhol Mapfre. A composição societária passa a ser a seguinte:

Atual Futura
Ações ON Ações ON Ações PN Capital Total
BB Seguros 49,99% 49,99% 100,00% 74,995%
Principal 46,01% 50,01% 25,005%
Sebrae 4,00% ???

Em comunicado ao mercado, a BB Seguros e a Principal informam ainda que têm interesse mútuo na transferência integral para a Brasilprev das carteiras de previdência privada hoje comercializada pela Mapfre Nossa Caixa Vida e Previdência.

O mercado de previdência aberta
O mercado brasileiro de previdência complementar aberta é formado por 12,8 milhões de contratos de planos previdenciários (dados de jul/09). Os ativos sob gestão desse mercado somaram R$ 167,7 bilhões em agosto de 2009. Por se tratar de produto com perfil de acumulação de recursos de longo prazo, a estimativa é de que esse mercado possa atingir o montante de R$ 1 trilhão em recursos administrados no ano de 2022.

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock