Ultima atualização 23 de outubro

AutoLife apresenta caminhão com cabine blindada a seguradoras

Veículo usado no transporte de cargas será o destaque da empresa na Fenatran

A AutoLife apresentou o caminhão com cabine blindada e carroceria antiarrombamento para representantes de seguradoras de veículos em um encontro na sede do Cesvi Brasil, em São Paulo, nesta semana. A novidade também será o destaque da participação da empresa na Fenatran, que acontece entre 26 e 30 de outubro.
Segundo Ricardo Mendonça de Barros, diretor da blindadora, é claro que o novo produto não eliminará os crescentes roubos de caminhões e cargas no País, mas dificultará em muito a ação dos ladrões. Isso porque, com a cabine blindada, o caminhoneiro se sentirá mais seguro e não vai parar a qualquer emboscada. E mesmo que parar, os ladrões levariam horas para conseguir ter acesso à carga, já que o baú revestido com aço anticorte é como um cofre e só abre com a digitação de uma senha passada pela transportadora ao motorista. Esse código só é gerado quando o veículo chega ao seu destino: “Como está cada vez mais difícil roubar um banco, a maioria dos ladrões que praticavam esse tipo de crime migraram para o roubo de cargas. Cabe ao transportador das cargas mais visadas, como produtos farmacêuticos e eletroeletrônicos, por exemplo, adotar medidas mais eficazes de proteger seus produtos. Aumentar o nível de dificuldades para que o roubo aconteça é uma das saídas”, afirma o executivo da AutoLife.
Bastos explica também que na grande maioria dos assaltos os ladrões precisam agir rápido para que sejam bem sucedidos. Ao aumentar a proteção do caminhão e consecutivamente o trabalho que o assaltante terá para conseguir tomar esse veículo ou os produtos, o transportador inibe o assalto: “Para fazer um caminhoneiro parar será necessário armas pesadas, que não são comuns nas regiões de maior assalto à carga, como nas cidades de São Paulo, por exemplo. Além disso, o ladrão ainda precisará de máquinas de corte de aço bastante eficazes, já que a composição do aço de proteção da carroceria foi projetada para dificultar ao máximo o corte”.
Ainda segundo bastos, também não adianta de nada os ladrões tentarem remover a porta-cofre do baú cortando apenas as dobradiças, elas são conectadas às paredes da estrutura de forma bem mais complexa: “É como uma trama, na qual uma trava a saída da outra, impedindo que as portas sejam removidas”.
Mais segurança, menor despesa
A proteção extra já aguça a curiosidade de muitas seguradoras, que incentivam o uso de medidas de segurança pelas transportadoras oferecendo a elas reduções significativas no valor total do seguro do veículo e até da carga transportada.
Em alguns casos, algumas tecnologias de segurança já se transformaram em requisitos para que o transportador consiga segurar seu patrimônio. Até quando o assunto é blindagem, tal exigência já foi adotada por uma seguradora no norte/nordeste do País ao segurar um caminhão que transportava medicamentos.
Pedro Calil, gerente de atendimento a sinistro da SulAmérica Seguros, que participou da apresentação do caminhão ficou impressionado e animado com a novidade. Segundo ele, o produto pode oferecer uma segurança excepcional, tanto para o motorista quanto para a carga transportada, que segue viagem uma espécie de cofre ambulante: “Fui à reunião da AutoLife no Cesvi bastante cético, já que vemos produtos sem fins realmente práticos serem lançados todos os dias, mas ao ver a apresentação do Ricardo e do caminhão fiquei muito otimista. O custo que esse produto pode ajudar a reduzir com escolta aliado a um indiscutível desconto no seguro da carga compensará o valor investido na blindagem. Além disso, o cofre de aço anticorte permite que a polícia chegue ao caminhão antes mesmo que os ladrões tenham acesso à carga, já que se leva muito tempo para conseguir cortar a chapa usada na sua construção, e isso evita um prejuízo ainda maior para o transportador”.

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO