Ultima atualização 27 de outubro

ABGR apresenta as novidades em gerenciamento de riscos

O IX Seminário Internacional de Gerência de Riscos e Seguros reuniu, em São Paulo, os mais importantes temas que fazem (e farão) parte da pauta do gerenciamento de riscos brasileiro. Os números mostram bem o retrato do evento: foram três dias, com 24 palestras sobre resseguro, riscos financeiros, seguro de garantia, catástrofes, riscos de tecnologia, interrupção de negócios etc. Segundo a presidente da ABGR, Cristiane Alves, mais de mil pessoas passaram pela Amcham.
Um dos temas mais aprecidados pelos ouvintes foi Gestão Integral de Riscos, que é um conceito relativamente novo não só no Brasil como no mundo também. As empresas que participaram da ExpoRiscos também colaboraram com o evento trazendo palestrantes internacionais.
De acordo com Cristiane, o mercado brasileiro passa por um momento ímpar, o que desperta o interesse das empresas internacionais. “Todos querem saber o que está sendo feito por aqui e como nós vamos atravessar esta fase de controvérsias na legislação de resseguro, por exemplo”.
A palestra de abertura abordou exclusivamente os percalços das normas 224, 225 e 232 da Susep. O que mais preocupa o mercado é saber que o governo editou as medidas sem conhecer a fundo o setor e foi contra a todas as leis internacionais que funcionam há anos.
Para Antonio Penteado Mendonça, diretor jurídico da ABGR, que participou deste painel, o mercado “foi mais incompetente do que o Governo. As empresas se mostravam indignadas, mas foram incapazes de mostrar qualquer reação”, alfinetou. O diretor de grandes riscos da Tokio Marine, Felipe Smith, representou os seguradores e apresentou uma série de questionamentos. Jorge Liuzzi, ex-presidente da ABGR e gerente de riscos da Pirelli na Itália, destacou que estas medidas acabaram com o conceito de segurança regulatória, pois o novo sistema reduziu o princípio de mutualidade. “O mercado internacional recebeu com alegria a notícia da abertura do mercado de resseguros brasileiro. Porém, se tudo estava funcionando, por que mudaram?”, questionou.
Leia a cobertura completa do evento na próxima edição da Revista Apólice.

Foto:
Cristiane Alves, presidente da ABGR

Kelly Lubiato
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO