Ultima atualização 25 de maio

Nova identidade do consumidor na era digital

Empresas se tornam mais centradas no cliente e descobrem a importância da identidade do consumidor como um diferenciador da experiência do usuário

Dia do Consumidor – A identidade digital de clientes está evoluindo e deixando de ser um recurso centrado na segurança para tornar-se um elemento-chave de estratégias de engajamento do consumidor que visam atrair e retê-los, além de proporcionar novos níveis de valor e crescimento. Quando as organizações adotam uma abordagem de identidade de clientes mais completa, elas são capazes de implementar, de modo rápido e eficiente, novas bases de segurança essenciais que mitigam riscos enquanto proporcionam escolhas, conveniência e confiabilidade em todos os pontos de contato.

Dessa forma, a identidade do consumidor tem um novo rosto na era digital. À medida que as empresas se tornam cada vez mais centradas no cliente, muitas delas também estão descobrindo a importância da identidade do consumidor como um diferenciador significativo da experiência do usuário. Simplificando, as organizações que estão elevando uma abordagem à identidade digital ou ao consumidor, além da conformidade com a segurança, estão transformando a maneira como elas oferecem valor aos clientes e às empresas. O papel central da identidade digital na criação da experiência personalizada – combinando facilidade de uso e acessibilidade segura, privacidade e controle de dados – deve ser um componente chave da agenda de transformação digital de qualquer companhia hoje.

As organizações podem se posicionar para oferecer novos produtos e serviços com maior velocidade, agilidade e competitividade – apoiando as escolhas dos consumidores em privacidade, ao mesmo tempo em que otimizam a segurança através de métodos de autenticação e autorização, como a biometria baseada em atributos físicos, atributos comportamentais ou imagens (reconhecimento de rosto ou íris). Por outro lado, as empresas que ignoram as vantagens em ter acesso a identidade digital podem ficar um passo atrás na corrida para fornecer serviços e experiências que os clientes esperaram, acabando por não promover fidelidade à marca e relacionamentos de longa data.

Com a transformação digital dos modelos de negócios e o foco intenso em estratégias centradas no cliente, a identidade digital evoluiu para o campo mais amplo de identidade do consumidor e gerenciamento de acesso para funções de segurança, como a governança de acesso e a mitigação do risco cibernético. Dessa forma, a identidade do consumidor também desempenha um papel na diferenciação da experiência do cliente e na criação de negócios mais competitivos. A qualidade da experiência do “concierge” pode ser a diferença entre os clientes satisfeitos que gozam de relações de marca leais e clientes frustrados que se voltam para a concorrência. Os consumidores e clientes empresariais, cada vez mais conectados, móveis e sofisticados de hoje em dia em qualquer setor, exigem experiências personalizadas consistentes em todos os canais tradicionais e digitais, seja a interação na loja, via telefone, on-line, baseada em smartphones ou empregando automação e inteligência artificial.

Uma visão consolidada dos consumidores também possui benefícios de conformidade, garantindo que os clientes sejam endereçados com direitos corretos com base no histórico de compras, por exemplo. A criação de experiências significativas e valiosas requer mais do que criar uma visão única dos dados do usuário, no entanto. Os clientes continuamente envolvidos, através de conversas contínuas de mídia digital e social, também são fundamentais na busca interminável para construir relações leais e valor de marca. A matriz de dados do cliente que está disponível atualmente suporta e dirige essas conversas digitais – sejam elas dados transacionais, dados de relacionamento ou analíticos que ajudem a interpretar interações e preferências e antecipar as necessidades futuras.

Os consumidores certamente valorizam a familiaridade que podem desenvolver ao longo do tempo com, digamos, um revendedor local ou provedor de serviços, e pode se sentir decepcionado quando um rosto familiar se sai. Felizmente, hoje, os canais digitais estão fornecendo dados de clientes que podem ser utilizados para estabelecer níveis de familiaridade e serviço sem precedentes, gerando percepções mais profundas sobre comportamentos, preferências, motivos e desejos.

Os consumidores geralmente confiam os dados de identidade às organizações com a expectativa de que ele será usado com segurança para gerar interações apropriadas. O local também pode ser usado para desencadear comunicações relevantes e oportunas que ofereçam valor e aprofundem as relações com o consumidor. Um cliente que viaja para um destino de férias pode receber com prazer o tráfego local ou alertas meteorológicos, recomendações de eventos e informações turísticas através dos canais apropriados.

Com o avanço da inteligência artificial e das capacidades cognitivas, estamos começando a ver a interface de usuário convencional desaparecer em favor do diálogo baseado em linguagem natural conhecido como comércio conversacional.

Sobre o autor

Guilherme Nunes, sócio-líder de consumo e varejo da KPMG

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock