Ultima atualização 07 de dezembro

Saúde: plano no modelo de coparticipação pode sair mais caro

Embora a mensalidade dos planos de coparticipação seja mais barata, nem sempre eles são recomendáveis

coparticipação

As regras para os planos com coparticipação estão sendo revistas pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), que abriu consulta pública em março deste ano para receber propostas. O objetivo é dar mais segurança e transparência ao sistema. Hoje, 50% dos beneficiários têm planos de saúde nesse modelo.

No plano sem coparticipação, o usuário paga uma mensalidade fixa e não precisa arcar com adicional ao realizar procedimentos de saúde.

Já a coparticipação, cuja mensalidade é mais barata, prevê a cobrança de valores adicionais à mensalidade relativos a procedimentos como consultas e exames realizados pelo beneficiário.

A diferença de preços entre esses dois tipos de convênios se aproxima de 40% nos contratos do tipo individual ou familiar, e de 30% nos casos de contrato coletivo.

A coparticipação faz com que a pessoa utilize menos o plano. “É preciso prestar atenção, fazer as contas, porque em média esses planos podem ser mais baratos, mas se a pessoa utiliza muito pode ser que fique mais caro”, afirma Ana Carolina Navarrete, advogada e pesquisadora do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor).

Outro problema apontado pela advogada é que a coparticipação impede qualquer previsibilidade: o consumidor nunca sabe quanto vai gastar com saúde.

As formas mais comuns de coparticipação no Brasil são: percentual em cima do valor do procedimento pago ao prestador de serviço; percentual sobre uma tabela de valores médios praticados no mercado e valores predefinidos para os procedimentos. “Para um idoso ou um doente crônico, que têm de acessar mais o sistema, a coparticipação pode não ser recomendável.”

Fonte: Folha de S.Paulo

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock