Ultima atualização 21 de novembro

Incêndios florestais: o maior sinistro do mercado segurador de Portugal

Mais de dois mil sinistros já foram comunicados e perdas de mais de 200 milhões de euros por incêndios florestais de outubro
swiss re
(FOTO: Proteção Civil)
Crédito foto: Proteção Civil
Crédito foto: Proteção Civil

Os danos causados pelos incêndios florestais ocorridos em Portugal em outubro – que destruíram casas, prédios comerciais, industriais, estradas e provocaram ao menos 45 mortes – constituem o maior sinistro da história do mercado segurador de Portugal. Até o fim do mês, mais de dois mil sinistros tinham sido comunicados às seguradoras, segundo a Associação Portuguesa de Seguradores (APS), perfazendo o pagamento de mais de 200 milhões de euros em indenizações, segundo estimativas iniciais. As perdas seguradoras, contudo, devem ser ainda maiores, porque a APS prevê novos comunicados nas próximas semanas. Os trágicos incêndios dos dias 15 e 16 de outubro ocorreram nas regiões Centro e Norte do país.

Até agora, as seguradoras estão na fase de recolhimento de informações necessárias para a caracterização dos sinistros e anunciaram que planejam ser céleres no pagamento das indenizações às pessoas ou empresas, para que possam retomar a normalidade de suas vidas ou atividades empresariais.

Ao mesmo tempo, as seguradoras estruturam novos aportes ao Fundo de Solidariedade, a exemplo do ocorrido em julho, quando dos incêndios de Pedrógão Grande, para apoiar familiares de pessoas falecidas e feridas que não disponham de cobertura de seguros. Presidente da APS, José Galamba de Oliveira afirma que esta ação institucional busca contribuir para a mitigação dos efeitos das catástrofes e de seus impactos humanos e econômicos, dando apoio às populações que vierem a ser afetadas”.

Com isso, acrescenta ele, “o setor segurador manifesta desde já, neste contexto, a sua disponibilidade para ser parte dessas soluções no quadro daquele que é o objeto próprio da sua atividade”.

Fonte: CNseg

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO