Ultima atualização 22 de novembro

A cada 5 minutos, 3 pessoas morrem devido a falhas hospitalares

Erros banais que poderiam ser evitados são a segunda maior causa de falecimentos em hospitais públicos e privados no Brasil

hospitais

Falhas em hospitais, que poderiam ser evitadas, matam três pessoas a cada cinco minutos no Brasil. Erros de dosagem dos medicamentos, uso incorreto de equipamentos ou infecção hospitalar mataram 302.610 brasileiros em hospitais públicos e privados no ano de 2016. Com isso, o País apresenta uma média de 829 mortes por dia, três a cada cinco minutos. O número é tão relevante que só está atrás dos falecimentos causados por problemas no coração.

A conclusão é de que as falhas em hospitais , chamadas “mortes por eventos adversos”, são a segunda maior causa dos falecimentos em hospitais no País, segundo o Anuário da Segurança Assistencial Hospitalar no Brasil, do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), produzido pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O número diário de falecimentos por causa de falhas supera as 129 pessoas que morrem em decorrência de acidentes de trânsito, 164 por violência, e mais de 500 registros de mortos por câncer. As doenças cardiovasculares continuam sendo a principal causa, com 950 vítimas todos os dias.

Além das mortes , os eventos adversos causam um impacto em quase 1,5 milhão de pacientes anualmente, que sofrem sequelas que comprometem as atividades rotineiras e provocam sofrimento psíquico, por exemplo. Esses efeitos ainda aumentam os custos da atividade assistencial, já que exigem cuidados médicos também. O Anuário aponta que esse tipo de complicação gerou gastos adicionais de R$ 10,9 bilhões em 2016.

Problema mundial

Chocante, o problema das falhas hospitalares não é exclusividade brasileira, contudo. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 42,7 milhões de pessoas morrem todos os anos em razão dos eventos adversos. Nos Estados Unidos, por exemplo, o cenário é semelhante ao do Brasil: com população estimada em 325 milhões de pessoas, o país registra 400 mil falecimentos por erros hospitalares por ano; o que significa 1.096 por dia, ou seja, 16% menos do que aqui. No ranking americano, os eventos adversos são a terceira causa das mortes hospitalares – ficando atrás apenas das doenças cardíacas e do câncer.

“Não existe sistema de saúde que seja infalível. Mesmo os mais avançados também sofrem com eventos adversos. A diferença é que, no caso brasileiro, apesar dos esforços, há pouca transparência sobre essas informações e, sem termos clareza sobre o tamanho do problema, fica muito difícil começar a enfrentá-lo”, afirma Renato Couto, professor da UFMG, um dos responsáveis pelo Anuário.

Para o superintendente executivo do IESS, Luiz Augusto Carneiro, a falta de transparência sobre a qualificação da instituição atinge pacientes e familiares, já que a escolha por um hospital é feita pela percepção de qualidade ou por recomendação de conhecidos ou médicos. No entanto, não há como leigos avaliarem a real qualidade do atendimento.

“Não há como saber quantas falhas em hospitais, ou naquele hospital especificamente, foram registradas no último ano, qual é a média de óbitos por diagnóstico, e de reinternações e por aí afora”, critica Carneiro. “Precisamos estabelecer um debate nacional sobre a qualidade dos serviços prestados na saúde a partir da mensuração de desempenho dos prestadores e, assim, prover o paciente com o máximo possível de informações”, completa.

Fonte: Portal iG

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO