Ultima atualização 21 de novembro

66% das fatalidades no trânsito envolvem colisões e atropelamentos

Na maioria das vezes, pedestres e ciclistas são vítimas fatais em colisões. Acidentes caíram 13,4% e óbitos cresceram 3,4% no Estado de São Paulo em outubro

transito

Um levantamento feito pelo Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, programa do Governo de São Paulo que visa reduzir pela metade o número de óbitos no Estado, mostra que 66% das fatalidades no trânsito envolvem colisões entre veículos e atropelamentos. O dado indica que um dos desafios para o trânsito é promover a convivência segura entre os diferentes modais presentes em ruas e estradas. Em outubro, o número de mortes no trânsito registrou aumento de 3,4%. No acumulado do ano, a redução é de 1,7% na comparação com 2016.

“Principalmente nas grandes cidades, a convivência pacífica entre pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas precisa ser um dos focos de trabalho dos gestores de trânsito”, afirma a coordenadora do Movimento Paulista, Silvia Lisboa. “Os números mais uma vez comprovam que os grupos mais frágeis acabam sendo os mais afetados: pedestres e ciclistas”, acrescenta.

De acordo com o Infosiga SP, 98,7% das vítimas desses dois grupos foram atropeladas ou atingidas por outros veículos após um choque. No caso dos ciclistas, 73,8% dos óbitos ocorreram por colisão contra carros, motos, ônibus ou caminhões. Dentre as motos, as colisões correspondem a 56% das fatalidades. Já entre os automóveis, a proporção é 52,8%.

“Infelizmente, o trânsito hoje é marcado por uma intensa disputa, não o compartilhamento do espaço, que deveria ser democrático”, analisa Silvia Lisboa. “O investimento em sinalização e reorganização das vias é o caminho para evitarmos tragédias. Muitas dessas melhorias são simples, por isso é necessário realizar estudos e buscar conhecimento técnico para intervenções eficazes.”

Uma das frentes de trabalho do Movimento Paulista é a troca de experiências e a capacitação de gestores de trânsito. Nesta terça-feira (21), a adequação de ruas e cruzamentos é tema de treinamento com especialistas de renome internacional realizado no Palácio dos Bandeirantes, que reúne secretários e equipes de mobilidade de municípios conveniados ao programa. Atualmente, 67 cidades mantêm parceria com o Movimento Paulista para a realização de ações e intervenções que evitem acidentes.

Três especialistas responsáveis por projetos em mais de 40 países compartilharam soluções para acomodar os diversos meios de transportes e tornar as ruas mais seguras. O evento marca também o lançamento em janeiro de 2018 da versão em Português do Guia Global de Desenho de Ruas, material de referência para gestores de trânsito em todo o mundo. A tradução é fruto de iniciativa conjunta do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, Banco Itaú e Iniciativa Bloomberg.

Dados de outubro

De acordo com o Infosiga SP, o Estado de São Paulo registrou 490 fatalidades no trânsito em outubro, aumento de 3,4% na comparação com o mesmo período de 2016 (474 óbitos). No acumulado do ano, a redução é de 1,7%, com 4.708 fatalidades em 2017 contra 4.787 no ano passado.

Já o número de acidentes com vítimas, que incluem ocorrências sem fatalidades, segue em queda. Em outubro deste ano, foram registradas 14.943 ocorrências contra 17.250 no ano passado, o que equivale a 2.307 acidentes a menos (-13,4%). No acumulado do ano, a redução é de 7,1%, com 149.889 casos entre janeiro e outubro de 2017 contra 161.334 nos primeiros dez meses de 2016.

Em outubro, motociclistas lideram as estatísticas no Estado e correspondem a 33,2% das vítimas (163 fatalidades), seguido por pedestres (28,1%), ocupantes de automóveis (25,9%) e ciclistas (4,7%). A maior parte dos acidentes está concentrada nas noites e madrugadas (52,6%) e nos finais de semana (39,1%). Jovens com idade entre 18 e 29 anos correspondem a 26,9% das vítimas (132 ocorrências), e os homens representam 81,8% dos casos.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock