Ultima atualização 19 de outubro

Seguro auto: mercado precisa colocar as ideias em prática

Mudanças para a carteira de seguro de automóvel são discutidas há anos. Agora, é hora de colocar essas ideias para funcionar

auto

20° Congresso dos Corretores – Durante muito tempo o foco principal de atenção do mercado de seguros, a carteira de automóvel passa por dificuldades e bruscas mudanças. Por isso, o tema foi relevante para ser discutido pelos players do setor durante o Congresso.

Maria filomela Branquinho, presidente do Sincor-MG, foi a mediadora do painel sobre os desafios do seguro de automóvel – que tratou sobre o temido seguro pirata e a era digital.

“Esse é um momento que nós do mercado de seguros nunca experimentamos Já houve instabilidade, mas nunca uma queda tão significativa como a dos últimos dois anos”, foi o que afirmou Murilo Riedel, presidente da HDI Seguros e painelista. Ele se referiu a uma queda de mais de 45% no mercado doméstico de automóveis. Para ele, é preciso adaptar a venda de seguros às novas condições dos automóveis e segurar carros mais antigos. “Até 2020 teremos uma importante estagnação de frota”, alertou. Ao mesmo tempo, ele acredita que algumas variáveis deverão ajudar nessa empreitada, como aumento de crédito e renda.

Riedel ressaltou a necessidade dos corretores ajudarem seguradores a inovar nos produtos oferecidos, e de que o órgão regulador coloque regras compatíveis com o restante do mundo. ” Os corretores precisam apoiar as seguradoras a promover essas discussões. Os produtos das seguradoras e as estratégias de venda do consumidor não estão consoantes com essa frota que envelhece, mas os clientes estão aqui e precisamos resolver essa equação”, pontuou.

As mudanças acontecerão e o mercado não pode se recusar a ver isso. O setor mudou e continuará mudando, mas as práticas não mudaram.

Na prática 

Luiz Gutierrez, presidente do Grupo Segurador BB e Mapfre, lembrou que essa é a primeira geração que precisa atender a cinco gerações diferentes, com distintas particularidades. “Temos pessoas que compraram por internet, outras presencialmente ou híbridos.”

Telemetria, conectabilidade, carros autônomos: tudo isso está há muito tempo rondando o mercado. São tecnologias que deverão diminuir o índice de sinistros e mudar a maneira como o segmento Auto é observado. “Quantas vezes vocês escutaram sobre isso, e o que fizeram a respeito?”, provocou Gutiérrez. Assertividade, como o big data, por exemplo, que é utilizado para saber as necessidades do cliente. “Estamos aqui para reagir, temos expertise, conhecimento, podemos ajudar vocês [corretores] e estar com nossos clientes, porque senão outros estarão”, completou.

Investimentos das companhias

Eduardo dal Ri, vice-presidente de Auto e Massificados da SulAmérica, acredita que hoje as seguradoras estão trabalhando mais próximas ao corretor, deixando-o mais livre para que ele realize suas vendas. Ele também destacou que as seguradoras estão muito mais inovadoras do que se percebe no mercado – inclusive utilizando inteligência artificial para atender os corretores. “As seguradoras estão trabalhando muito para ser um mercado da disruptividade”, ressaltou.

Uma das coisas que estão sendo aproveitadas é a telemetria, que ajudará as seguradoras a serem mais justas em relação à precificação do seguro Auto. Será possível que perfis com a mesma idade e estilo de vida sejam diferenciados, propriamente, pela maneira como conduzem o veículo. “A forma como se precificava há dez anos, mesmo que não pareça, está completamente diferente, seja pelas variáveis ou pelas informações que buscamos sobre o comportamento do cliente”, argumentou.

Os seguros diferentes, desde o popular até os mais tradicionais, Dal Ri vê como exemplo do empenho das companhias e buscam atender o cliente dentro de suas exigências.

Luiz Pomarole, diretor geral da Porto Seguro, destacou o Seguro Auto Popular e os obstáculos que impedem as seguradoras de lançá-lo, já que apenas três companhias o fizeram até então.

A lei do uso de peças usadas onerado brasileiro foi aceita em 2014, justamente para tirar dos desmanches ilegais o uso dessas peças. Posteriormente, por insuficiência das peças.

Portanto, o que precisa ser feito? Ter uma rede de oficinas capaz de atender todo mundo para esse produto, carros baixo de cinco anos e esclarecimentos quanto às peças do mercado alternativo são algumas das soluções propostas por Pomarole para que não haja judicialização. Segundo ele, o texto precisa ser mais claro. O executivo também acredita que, no seguro popular, o produto deve ser mais flexível.

Para todos

Mudanças para o mercado de seguros de automóvel são discutidas há anos. Agora, é a hora de colocar as ideias em prática.

O seguro popular também é a esperança de combater a proteção veicular. José Adalberto Ferrara, presidente da Tokio Marine, afirmou que 72% dos clientes que compram o Seguro Auto Popular são novos consumidores de seguros.

Ferrara ressaltou ainda que os corretores são e continuarão sendo o principal canal de distribuição dos seguros, alegando que a companhia não tem planos de vender nenhum tipo de seguro diretamente.

João Francisco Borges, membro do conselho da HDI Seguros, falou sobre a capacidade de recuperação das companhias de seguro no mercado brasileiro.

Os problemas econômicos e de segurança pública brasileiros levaram as companhias a se readaptar, ainda que com aumento de prêmios e restrições. “Isso cria um cenário propício para o crescimento dos vendedores de falsas ilusões, querendo até se legalizar”, afirmou Borges sobre as proteções veiculares. Para ele, essas associações ilegais mexem com a economia popular porque não têm a solvência e gestão de recursos utilizados pelas companhias seguradoras. Isso coloca em risco a atividade de seguro como um todo. “Nós levamos anos para construir isso. Não foi de graça”, ressaltou Borges.

Utilize a hashtag #ApoliceEmGoiania para acompanhar a cobertura do evento

Amanda Cruz, de Goiânia
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock