Ultima atualização 21 de setembro

Transportes: consolidação do Conhecimento de Embarque será obrigatório

Muitos transportadores não emitem o documento por considerarem desnecessário em relação ao tipo de carga que é movimentada

transportes

O contrato do seguro de Transporte é feito a partir do Conhecimento de Embarque, um documento emitido pelo transportador que descreve o tipo e a quantidade de mercadorias embarcadas, além de apontar o embarcador, o consignatário, os locais de início e fim de viagem e o valor do frete.

Ele serve também como recibo de entrega da carga ao transportador; evidencia um contrato de transporte entre as partes; e representa um título de propriedade da mercadoria (transferível e negociável). Apesar de importante, muitos transportadores não o emitem por considerarem desnecessário em relação ao tipo de carga que é movimentada.

Esse cenário deverá mudar a partir do dia 2 de outubro deste ano, quando por exigência da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) o MDF-e será digital. O número da averbação deverá ser gerado eletronicamente para ser incluído na emissão de cada Conhecimento de Embarque emitido. Esta nova exigência garantirá a emissão do documento para todas as mercadorias que sejam movimentadas no país.

A expectativa é que a novidade aumente a demanda pelo seguro de cargas, já que o documento é base para a emissão de uma apólice. “Acreditamos que haverá uma maior procura pelo seguro de transporte, mas é difícil fazer uma previsão já que esse segmento depende também de outros fatores, como o aumento do consumo e o crescimento da indústria. Se a economia vai bem, a tendência será de alta”, analisa Ivor Moreno, gerente de Transportes da Argo Seguros.

De acordo com o executivo, a companhia trabalha com a expectativa de crescimento para o próximo ano. “Estamos preparados para atender o aumento da demanda e para ajudar os transportadores que não costumam fazer seguro de transporte. Tanto, que já estamos desenvolvendo um produto digital especialmente para atendê-los”, garantiu Moreno, mas sem dar outros detalhes.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO
pt_BRPortuguês do Brasil