Ultima atualização 15 de setembro

Rock in Rio e os seguros envolvidos em um festival de música

Seja organizador ou espectador do evento, todos precisam estar amparados pelo seguro, item indispensável no auxílio de qualquer contratempo

Rock in Rio

ATUALIZADO EM 15.09.2017, ÀS 15h53 – Foi dada a largada para mais uma edição do Rock in Rio. A partir de hoje (15), o festival ocupará parte do Parque Olímpico, no Rio de Janeiro, e receberá 700 mil pessoas para assistir as mais de 150 atrações nos sete dias de música e diversão.

Eventos desse porte envolvem diversos tipos de seguros e pessoas: desde os espectadores, que se deslocam de várias partes do Brasil para acompanhar a maratona de shows, até os organizadores, que precisam estar amparados em caso de qualquer contratempo.

Seguro viagem

Os imprevistos são comuns não só em viagens internacionais, mas também podem pegar desprevenidos quem se desloca dentro do próprio país. “Não podemos deixar que nada estrague um momento de diversão. Quando estamos em outra cidade, pequenos imprevistos podem se transformar em situações mais delicadas e difíceis de serem resolvidas”, lembra Mario de Almeida, gerente de marekting da Allianz Global Assistance.

O seguro pode ajudar a resolver esses problemas de maneira rápida, evitando que o viajante perca tempo e consiga aproveitar ao máximo a viagem. “O produto oferece segurança e tranquilidade em todos os momentos da viagem. O cliente tem a garantia de assistência em caso de necessidades médicas e odontológicas, acidentes pessoais ou até mesmo extravio de bagagem – a cobertura pode variar de acordo com o plano contratado”, explica o executivo.

Quem adquire o seguro viagem conta com coberturas básicas como morte acidental, invalidez permanente total ou parcial por acidente, despesas médicas e hospitalares, despesas médicas odontológicas, traslado do corpo, regresso sanitário e traslado médico. Já as coberturas adicionais incluem extravio de bagagem; cancelamento, interrupção e extensão de viagem; regresso antecipado do segurado; retorno de acompanhantes; retorno de menores; despesas farmacêuticas e com fisioterapia; além de hospedagem após alta hospitalar. Visita ao segurado hospitalizado, hospedagem de acompanhante, despesas jurídicas, substituição de executivos e garantia de viagem de regresso também podem ser contratadas.

Entre as assistências estão adiantamento de fiança, orientação em caso de roubo, furto ou perda de documentos, serviço de localização de bagagem, concierge e transmissão de mensagens urgentes.

Seguro para ônibus

Baseado na cobertura para transportes urbanos e interurbanos, o Seguro de Responsabilidade Civil Facultativa Ônibus (RCFvO) é um​ produto ​disponibilizad​o​ para empresas de transporte coletivo urbano e interurbano. A garantia protege contra danos materiais e corporais causados aos passageiros do ônibus segurado, e também ​oferece algumas coberturas adicionais ​para contratação, ​como danos morais, materiais e corporais causados a terceiros não transportados, e acidentes pessoais a passageiros e tripulantes.

Marcelo Sebastião, diretor da Porto Seguro, ressalta que o seguro RCFvO é facultativo e sua contratação fica a critério da ​empresa de transporte. ​”Este seguro é considerad​o​ cada vez mais importante, pois traz segurança e tranquilidade para os passageiros, mesmo em casos de viagens mais curtas e realizadas dentro da própria cidade ou estado”, frisa o executivo.

Já a gerente de marketing de Afinidades da Aon Brasil, Larissa Silva, chama a atenção dos passageiros opara que tenham cuidado ao pagar uma taxa adicional para uma passagem com cobertura mais ampla. “Verifique se essa cobertura já não está disponível em outro produto contratado, e também se ela cobre na totalidade o valor do bem segurado.”

Seguro Auto

O seguro de automóvel garante a tranquilidade na hora de um imprevisto com o carro, seja reboque, socorro mecânico, troca de pneu ou transporte emergencial para retornar para casa. Há também o serviço de motorista amigo. “Caso o segurado beber durante o evento, pode chamar o motorista para levar ele e o carro para casa com segurança”, explica Solange Zaquem, diretora da regional Rio de Janeiro e Espírito Santo da SulAmérica.

Seguro residencial

Com o objetivo de garantir ainda mais segurança para a residência em todos os momentos, incluindo períodos de viagens, é indicada a contratação de um seguro residencial. Além de ter o imóvel protegido, o segurado conta com serviços como encanador, eletricista, conserto de máquina de lavar, geladeira, assistência para o pet com entrega de ração e vacina em domicilio e assistência bike com montagem da bicicleta e instalação de acessórios. “A proteção é completa e o preço do seguro para o ano todo é menor que um ingresso do Rock in Rio”, destaca Solange.

Seguro para eventos

Para grandes eventos como o Rock in Rio, são oferecidas coberturas contra danos corporais e materiais ao público. A apólice também pode cobrir perdas causadas por eventual cancelamento, adiamento ou interrupção do evento, como aconteceu com a cantora Lady Gaga.

Lady Gaga
Atração principal do primeiro dia do evento, Lady Gaga cancelou apresentação faltando pouco mais de 24 horas para subir ao palco. Crédito: Getty Images

Atração principal do primeiro dia do evento, Gaga cancelou sua apresentação faltando pouco mais de 24 horas para subir ao palco. Em um post no Instagram, a artista, que sofre de fibromialgia e está em tratamento contra a doença, lamentou o ocorrido e prometeu voltar ao país em breve para uma apresentação. Maroon 5, que também tocará amanhã, foi anunciado como substituto da cantora pop.

Os fãs da artista, claro, ficaram frustrados. Na fanpage oficial do Rock in Rio no Facebook, muitos questionaram sobre o reembolso do ingresso. Em resposta aos internautas, o festival afirmou que haverá ressarcimento. “Atenção: para receber o reembolso, você precisa manter a pulseira em sua posse e NÃO ENTRAR no festival. Caso você passe pela catraca, o Rock in Rio não vai realizar seu reembolso”, declara a organização.

O seguro para eventos pode ainda indenizar perdas relacionadas com condições climáticas, além de prejuízos por danos a equipamentos, instrumentos musicais, objetos cenográficos e estruturas temporárias.

“Os riscos associados com grandes eventos em lugares abertos normalmente são analisados por meio de uma equipe de engenheiros especializados no setor. Esses profissionais estão sempre contribuindo com o gerenciamento de riscos de feiras, congressos, shows, exposições, eventos esportivos e outros tipos de acontecimentos a fim de garantir a oferta de uma apólice de seguro com uma atraente relação entre custos e benefícios”, declara a responsável pela área de seguros de Entretenimento da Chubb, Juliana Santos.

Ao analisar os eventos, os engenheiros levam em conta possíveis falhas e apresentam sugestões para a redução ou eliminação dos riscos identificados. Os profissionais verificam não apenas as chances de tumulto, mas também riscos de queda de estrutura, observando principalmente as condições de arquibancadas e palcos. Com relação aos eventos fechados, os mesmos riscos são averiguados, mas com atenção especial para possíveis ocorrências de incêndio.

“O seguro para grandes eventos atende três pilares de coberturas: responsabilidade civil, riscos diversos e acidentes pessoais”, diz Midiã Borges, consultora de Riscos e Seguros para Entretenimento, Eventos, Esportes, Filmes e Obras de Arte da Aon Brasil, corretora de seguros oficial do Rock in Rio 2017.

A responsabilidade civil cobre desde a instalação e montagem até a desmontagem, incluindo coberturas entre elas danos morais, cobrindo reembolso por danos involuntários materiais e/ou corporais causados a terceiros por acidentes com as atividades exercidas pela produção e realização do evento. Também cobre reembolsos relativos a morte e invalidez permanente dos empregados, quando a serviço do segurado. E segura os danos involuntários a equipamentos e instalações que podem ser locados para a realização do festival.

Para os riscos diversos entra a cobertura dos objetos cenográficos, decoração, marquises temporárias, equipamentos em exposição, instrumentos musicais, perda forçada de público, bens de escritório, guarda-roupa, vestuário, maquiagem, bagagens, valores arrecadados com a bilheteria, tudo. Além destas, no mercado brasileiro aumentou a procura pela cobertura contra cancelamento, adiamento e interrupção de eventos.

“Esse aumento é cultural e histórico porque os produtores estão mais conscientes a respeito dos prejuízos que a suspensão de um evento pode causar, principalmente pela reputação da empresa e a continuidade do negócio. Dependendo do ocorrido pode gerar um imenso custo com publicidade, contratação das atrações, locação de espaço serviços de montagem e desmontagem de equipamentos, devolução dos valores dos ingressos já adquiridos e vários outros”, afirma Midiã.

Já o seguro de acidentes pessoais, protege de acidentes tanto o público como a equipe de produção, com coberturas para morte acidental, invalidez permanente e despesas médico- hospitalares.

Lívia Sousa
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock