Ultima atualização 27 de setembro

Projeto susta aumento em plano de saúde autorizado pela ANS

Decreto da ANS permite às operadoras de planos privados de assistência suplementar à saúde reajustarem em 13,57% os valores de seus contratos

projeto

A Câmara dos Deputados analisa proposta que susta o decreto da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que permite às operadoras de planos privados de assistência suplementar à saúde reajustarem em 13,57% os valores de seus contratos. É o que determina o Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 415/16, do deputado Ivan Valente (Psol-RJ).

Segundo Valente, o aumento de 2016 é o maior em mais de uma década. “Para se ter ideia da autorização abusiva por parte da ANS, mais uma vez o teto do reajuste ficou acima da inflação. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do País, acumulou 9,28% em 12 meses”, comparou.

O autor argumenta ainda que, de acordo com o Procon, os planos de saúde permaneceram, na última década, no topo do ranking de reclamações dos consumidores. “Entre as reclamações que têm chegado à Justiça, 88% são decididas em favor do consumidor, comprovando a descumprimento de obrigações contratuais pelas operadoras de planos privados de saúde”, acrescentou Valente.

Ele informou ainda que o reajuste de 13,57% – para planos individuais e familiares – é válido para o período de 1º de maio de 2016 a 30 de abril de 2017 e atinge 8,3 milhões de beneficiários – cerca de 17% do total de 48,5 milhões de consumidores de planos de assistência médica no Brasil.

“A decisão colegiada da ANS representa claro desrespeito à ordem constitucional, avançando sobre o poder regulamentar e sobre os limites de delegação legislativa”, conclui Valente.

Tramitação

O projeto será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Em seguida, será votado pelo Plenário.

Fonte: Agência Câmara Notícias

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock