Ultima atualização 01 de setembro

Projeto vai mapear ecossistema de insurtechs no Brasil

Iniciativa da camara-e.net pretende traçar um raio-x das empresas que atuam nos vários segmentos relacionados ao mercado segurador

insurtechs

A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) lançou, no dia 30 de agosto, durante encontro com especialistas em seguros e tecnologia, em São Paulo, o primeiro mapeamento do ecossistema de Insurtechs no Brasil. A iniciativa pretende desenhar um mapa com todas empresas que desenvolvem tecnologias e soluções inovadoras para o mercado segurador.

“Vamos fazer uma radiografia desse segmento, levantando as iniciativas com soluções de investimento, internet das coisas, jornada do usuário, produtos, segurança da informação, análise de dados e tecnologias futuras, entre outras categorias que compõem esse ecossistema”, comenta Gustavo Zobaran, coordenador do Comitê de Insurtechs da camara-e.net. “O mapa será um organismo vivo, que vai nos permitir acompanhar a evolução desse setor no país e divulgar dados a cada três meses.”

A estrutura do mapa foi apresentada aos mais de 80 participantes da segunda reunião do comitê, em evento que contou com a apresentação de projetos de duas startups da área de seguros e de empresas já consolidadas nesse mercado.

“O uso de machine learning, BD e Analytics possibilita que as empresas reúnam e analisem grandes quantidades de informações para criar oportunidades de ações que gerem valor para ela e para seus clientes”, disse Alessandro Maracajá, sócio-diretor da Solutions One, que foi convidada a falar sobre o papel-chave da tecnologia para as Insurtechs.

Já Roberto Ciccone, da Everis, consultoria do Grupo japonês NTT, mostrou aos participantes como está o mercado mundial de Insurtechs, quem são as empresas que fomentam esse segmento e qual o papel das startups disruptivas para o desenvolvimento do mercado. Ciccone citou como exemplos startups de telemetria de veículos, cibersegurança, uso de energia, saúde e plataformas de e-commerce sob demanda.

“A tendência de investimento nessa área é de aumento”, disse Ciccone. “O financiamento para startups de InsurTech chegou a US$ 3,1 bilhões, em 2015 – 7,5 vezes maior que em 2013.”

Agora, o Comitê de Insurtechs irá disponibilizar o mapa no site da camara-e.net (camara-e.net) para que, a partir do dia 15 de setembro, as iniciativas do segmento façam seu cadastro, indicando em que categorias desse ecossistema elas se enquadram.

O Comitê de Insurtechs da camara-e.net foi criado este ano para discutir, fomentar e estimular projetos disruptivos no mercado de seguros. Seus principais desafios são educar empresas e pessoas que interagem nesse ecossistema; disseminar a cultura do seguro como necessidade; atuar como hub do setor, se fazendo presente em toda discussão relacionada às Insurtechs; criar um banco de talentos de pessoas que vejam o segmento como oportunidade de negócios e trabalho; produzir conteúdo; promover uma mudança de atitude e comportamento que aproxime mais as empresas seguradoras de seus clientes e de projetos/iniciativas que venham a resolver algum problema; e promover o intercâmbio com o mercado internacional, criando e participando de missões de conhecimento e negócios.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock