Ultima atualização 02 de agosto

ARTIGO: A transformação digital no mercado de seguros

As transformações provocadas pelas novas tecnologias e pelas mudanças nos hábitos dos clientes levam o setor a ter um foco ainda maior da análise de dados
Oliver Börner
Oliver Börner

Dentre as transformações provocadas em todos os aspectos de nossas vidas, o avanço tecnológico da última década tem gerado mudanças relevantes nos padrões de comportamento dos consumidores. A relação que eles mantém com as marcas ou seus produtos e serviços mostra um cliente menos fiel e cada vez mais exigente de boas experiências, desde a compra até o pós-venda.

A chamada Quarta Revolução Industrial trouxe com ela uma possibilidade real de crescimento e evolução de diversos mercados, resultante do uso de conceitos como Inteligência Artificial e Internet das Coisas, para citar alguns. Essas tecnologias colocam também a indústria de seguros diante de uma nova realidade. Com os clientes gerando dados a todo instante e conectados em diversos canais, como call center, website e redes sociais – o chamado omni-channel -, essas informações passam a ter um papel cada vez mais importante na tomada de decisões, seja na aquisição de um novo produto ou na renovação de um serviço do qual já são usuários.

Foi-se o tempo em que, para lidar com qualquer situação corriqueira, o cliente dependia apenas do seu corretor de seguros, bastando hoje recorrer aos serviços disponíveis nas plataformas online. Por essa razão, é crucial que as empresas do setor capacitem seus times de corretores e de marketing para gerenciar, de forma integrada, todos os canais digitais de interação a disposição dos segurados. Dessa forma, é possível melhorar as vendas, por meio de campanhas automatizadas, e garantir as respostas necessárias com a mesma rapidez com que recebem as demandas.

Foco total na melhor experiência

No omni-channel, o cliente passa a integrar um hub que concentra todas as informações compartilhadas com a seguradora, mas de maneira integrada. Dessa forma, é possível obter uma visão ampla de todas as suas ações. Com o uso das tecnologias analíticas avançadas, as seguradoras passam a contar com benefícios que englobam não só uma comunicação mais eficiente em cada canal – por meio do marketing contextual -, mas também novas oportunidades de vendas.

Tudo isso se traduz na oferta, em tempo real, de produtos personalizados e adequados ao perfil de cada cliente, proporcionando uma experiência única ao segurado, com resultados mais efetivos, desde o aumento do lucro até o nível de satisfação.

O mesmo pode ser feito com potenciais clientes, por meio de insights gerados pela análise preditiva dos dados. Outra grande vantagem é poder contar com o registro histórico de todas as interações aplicadas durante a jornada do cliente, levando a novos insights e a novas estratégias de vendas nos momentos oportunos.

As tecnologias analíticas podem proporcionar uma transformação significativa para o setor de seguros, de modo que os negócios passem a ser conduzidos com 100% do foco na melhor experiência possível para o cliente, dando a ele total poder para tomar as melhores decisões. É apenas questão de tempo para que este cenário se consolide e o setor possa tirar o melhor proveito dessas transformações.

Sobre o autor

Oliver Börner, gerente global de Customer Intelligence do SAS

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO