Ultima atualização 25 de maio

Companhia lança estudo sobre tendências mundiais

Dados mostram como o comportamento de consumidores em setores como tecnologia, empreendedorismo e compras vai impactar o mercado de seguros

tendências, consumidor, tecnologia

A Liberty Seguros apresenta o Next5, o estudo que revela as tendências que devem transformar o mundo nos próximos cinco anos, criando novas possibilidades e determinando a forma como produtos e serviços serão oferecidos e consumidos. O relatório é resultado de uma combinação de pesquisas e cases estudados pela seguradora.

Dividido em quatro grandes temas – “Sociedade fluida”, “Tecnologia a serviço das pessoas”, “Ter ou experimentar”, e “Sustentabilidade humana” – o Next5 aborda assuntos como flexibilização, novos formatos de famílias, big data, cultura de personalização e plataformas, sempre ressaltando a relação e a importância de cada um deles para a seguradora.

“Acompanhar as tendências que estão transformando o nosso mundo é fundamental para que a Liberty Seguros continue oferecendo produtos e serviços cada vez mais inovadores e alinhados às expectativas dos consumidores”, diz José Mello, superintendente de inovação da companhia. “Também nos orgulhamos em contribuir para mudar a visão dos jovens sobre o seguro um produto considerado quadrado ao oferecer soluções inovadoras, como a telemetria, que traz o conceito de precificação justa e customizada para cada um”, completa.

Fluidez da sociedade

O relatório destaca que vivemos em um período marcado pela fluidez, com foco no indivíduo e na flexibilização. Isso tem influenciado, por exemplo, o surgimento de novos empreendedores, principalmente jovens, que irão ditar o ritmo do mercado no futuro. Para eles, o conceito de seguro pode ser associado a algo antiquado, caro e complicado. Isso deve exigir que as seguradoras adaptem suas ofertas a esse tipo de público.

Dentro desse assunto, outro destaque é a desmistificação do gênero. O relatório revela, por exemplo, que há mulheres que aceitam serviços e produtos criados para elas, com base em características associadas ao gênero, e outras que enxergam isso como um preconceito. A conclusão é que qualquer oferta deve atender a todas as pessoas, independente de gênero. Por isso a inclusão de todos os gêneros sem hierarquias resulta em entregas mais satisfatórias e consistentes, e as empresas que entenderem isso estarão dando um passo à frente.

A tecnologia a serviço do consumidor

O estudo aponta ainda que a tecnologia tenha impulsionado mudanças que transformaram o mundo. Outras áreas de conhecimento, como a psicologia e a antropologia, têm ganhado espaço e estão mais integradas às soluções tecnológicas.

A unificação de dados por meio de big data é uma das tendências que mais deve impactar o cotidiano da sociedade, já que uma série de informações sobre cada indivíduo é coletada a todo momento. De acordo com o relatório, a concorrência é acirrada, já que todas as empresas podem ter acesso aos mesmos dados. O salto está na excelência da utilização desses dados para a criação de produtos e serviços alinhados aos desejos do consumidor.

Essa tendência está diretamente ligada a outro aspecto do estudo, que verificou que serviços premium são uma aspiração comum entre os consumidores. De acordo com os resultados do Next5, as pessoas estão dispostas a pagar mais caro por um serviço, desde que ele ofereça uma experiência única por meio de uma entrega excepcional.

Valorização das experiências

A mudança da relação entre pessoas e coisas é um dos outros movimentos que vem ganhando força. O consumidor tem cada vez mais valorizado o acesso, e não a posse de bens. A cultura de compartilhamento – de carros, casas, bens materiais – reflete essa tendência. De acordo com o Next5, nesse cenário, o desafio para o mercado segurador é garantir que não só os bens, mas que as experiências das pessoas também estejam protegidas.

Essa movimentação deve desafiar as seguradoras a pensar em soluções inovadoras, desde o compartilhamento de apólices até diferentes maneiras de alugar seguros – soluções que já vêm sendo testadas por startups do setor.

Sustentabilidade

A sustentabilidade é um assunto que tem ganhado força em diversos aspectos. Um deles é a sustentabilidade humana, que pode transformar a visão do consumidor sobre as empresas e as marcas, a partir do impacto que seus serviços têm sobre seus colaboradores e a comunidade.

De acordo com o Next5, na visão do consumidor, é importante que as empresas incorporem ao seu cotidiano prioridades ligadas à responsabilidade ambiental. Além disso, o público não tem interesse apenas em campanhas e anúncios, mas sim em resultados comprovados das ações promovidas pelas marcas. O alinhamento entre as companhias e as causas que adotam também não passam despercebidos pelos consumidores e devem ser avaliados cuidadosamente.

A.C.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock