Ultima atualização 03 de agosto

Sudeste vive epidemia de roubo de cargas

Só no estado do Rio de Janeiro foram mais de quatro mil roubos de carga nos cinco primeiros meses deste ano – 27 ocorrências por dia

sudeste

O Brasil vive uma crise intensa que se reflete na segurança e hoje passa por uma forte epidemia de roubos de cargas. Segundo dados divulgados pelo secretário de Segurança Pública, apenas no estado de São Paulo houve um crescimento de 23% desse tipo de crime nos primeiros seis meses deste ano em comparação ao mesmo período de 2016. Esse é o maior aumento registrado em um primeiro semestre desde 2004.

De acordo com Salvador Franco, diretor da Visafran Corretora de Seguros, os produtos mais visados são eletrônicos, alimentícios, de higiene e limpeza e produtos químicos – entre os quais os defensivos agrícolas. O Sudeste é o campeão de incidência de roubo, com destaque para o Rio de Janeiro, que começa a perder forma no recebimento de cargas: nos cinco primeiros meses de 2017 foram mais de quatro mil roubos de carga no estado, 27 por dia.

“Algumas seguradoras, inclusive, estão excluindo a cobertura securitária para as cargas destinadas ao estado do Rio de Janeiro e também para eventos de roubo ocorrido na cidade carioca. Poucas seguradoras estão operando com o seguro de carga e essas estão selecionando muito os clientes e os tipos de mercadorias as serem transportadas”, afirma Franco.

Só na carteira da Visafran, o índice de roubo aumentou em 25% sobre o ano de 2015, embora a empresa tenha tomado providências específicas para evitar golpes. Dentre as atividades estão a implantação de gerenciamento de risco com regras mais rígidas, implantação de rastreadores acoplados com localizadores nas carretas, seleção mais rigorosa de motorista, controle de saída com rotas pré-determinadas.

“Tivemos no ano passado um grande número de eventos no nordeste. Para conseguir diminuir estes eventos e, como se trata de uma região com vários estados, fizemos um trabalho com a Policia Federal, Policia Rodoviária Federal e com a delegacia especializada de roubo de carga do estado de Pernambuco. O resultado foi diminuição do número de roubo na região com a prisão de três quadrilhas especializada em roubo de carga e a prisão de 84 elementos”, conta o diretor.

A Visafran tem maioria de clientes produtores de café e, por conta disso, a maior incidência de roubos se dá nos estados de Minas Gerais e São Paulo. A empresa conseguiu observar, porém, que no transporte de café em grãos o que mais acontece é o desvio praticado por motoristas. Em contrapartida, os estados com menor número de roubos são Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, Paraná, Amazonas e Pará.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO