Ultima atualização 18 de agosto

Companhia apresenta rastreador via radiofrequência autônomo

Dispositivo possui detecção automática de jammer e funciona com bateria própria, o que reduz o tempo de instalação em até 50%

Rastreador leva polícia a desmanche em Minas Gerais

O Grupo Tracker passou a instalar rastreadores de radiofrequência autônomos em automóveis, pick-ups, motos e maquinários. Conhecido como Smart Locating Device (SLD), o novo equipamento apresenta uma bateria interna com durabilidade de até três anos, que permite seu funcionamento sem a necessidade de qualquer conexão elétrica com o veículo.

“A utilização deste novo dispositivo elimina definitivamente qualquer tipo de preocupação em relação a desgaste na bateria do veículo ou mesmo perda de garantia de fábrica por interferências na parte elétrica”, destaca o vice-presidente comercial Seguradoras do Grupo, Ronaldo Megda. “Por ser autônomo, o tempo necessário para instalar o dispositivo é menor, reduzindo o período de espera do segurado para a execução do serviço em até 50%. Esse ganho de tempo possibilita ampliar a quantidade de horários disponíveis para a instalação, trazendo muito mais flexibilidade e comodidade ao segurado”, acrescenta.

O rastreador apresenta novas funcionalidades, mas continua utilizando a tecnologia de radiofrequência (RF). CEO do Grupo Tracker, Alvaro Velasco explica que “a RF é a melhor solução contra roubo e furto, uma vez que não sofre interrupção de sinal em lugares fechados como túneis, garagens, subsolos ou galpões, sendo imune a ação de inibidores de sinais, mais conhecidos como jammers.”

Detecção automática de jammer

Além de não sofrer bloqueio de inibidores de sinais, o equipamento SLD detecta a interferência de jammers, automaticamente, possibilitando uma atuação proativa da Central de Operações, em caso de ameaça. “A cada minuto, o SLD checa as transmissões das antenas. Se por 3 minutos ele não encontrar nenhuma transmissão, ele verifica se há algum ruído na frequência. O dispositivo, então, é ativado automaticamente e nosso comando de operações é alertado sobre um possível roubo ou furto”, afirma Velasco.

Este recurso está diretamente relacionado com a recuperação do bem, uma vez que quanto mais rápido as antenas forem acionadas e as equipes de pronta resposta entrarem em ação, maior a chance de localizarem o veículo sem avarias. “Existem quadrilhas que conseguem desmontar um automóvel inteiro em 35 minutos”, ressalta Megda. “Muitas pessoas estacionam o carro em ruas próximas ao trabalho ou instituição de ensino e só descobrem que foram vítimas de furto horas depois. O detector de jammers pode identificar o risco e emitir um sinal para a central, que agirá prontamente, entrando em contato com o segurado.”

O Auto Reporte Inteligente é outra novidade do produto. Trata-se de um teste automático feito a cada 15 dias. A resposta é enviada no momento em que a unidade se aproxima de uma torre. Por meio dele, é possível saber a porcentagem e a tensão da bateria do equipamento, horas de funcionamento, quantidade de transmissões e temperatura. “A informação deste ‘autoteste’ nos garante o normal funcionamento da peça e suas atuais condições, nos permitindo identificar um suposto problema e tomar alguma ação preventiva”, finaliza o gerente Comercial Seguradoras, Caio Ramicelli.

L.S.
Revista Apólice

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