Ultima atualização 17 de agosto

Assistência médica perde 835 mil beneficiários

Enquanto isso, mercado de planos odontológicos cresce 7,5% e hoje conta com mais de 1,5 milhão de novos beneficiários

assistência

Entre junho de 2016 e junho de 2017, aproximadamente 835 mil pessoas deixaram de ter acesso a planos de assistência médica. Enquanto isso, o mercado de planos odontológicos registrou crescimento de 7,5% e hoje conta com mais de 1,5 milhão de novos beneficiários. Os números são do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS).

De acordo com a diretora técnica de Saúde e Benefícios da Aon, Rafaella Matioli, embora a assistência médica não deva registrar uma queda representativa em 2017, também não deve apresentar crescimento, por conta, ainda, da crise econômica. Já a assistência odontológica deve registrar um crescimento maior em número de vidas com relação a 2016, com expectativa em torno de 7%.

Para a executiva, a tendência é que o benefício continue a crescer nas companhias. “Fechamos 2016 com 22 milhões de beneficiários. Mesmo assim, ainda há muito espaço para crescimento, já que a assistência odontológica está cada dia mais vinculada à assistência médica, que conta com 47 milhões de beneficiários.”

Segundo a pesquisa, depois da assistência médica e do seguro de vida, a assistência odontológica é o terceiro benefício com maior índice de prevalência. Ou seja, 92,4% das empresas oferecem o benefício aos funcionários. Além disso, 94% das empresas estendem a cobertura para cônjuges e filhos.

Mesmo com toda a perspectiva positiva, a especialista chama atenção para a Resolução Normativa nº 412 da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A regra, que entrou em vigor em maio de 2017, permite aos beneficiários solicitarem a sua exclusão ou de seus dependentes do contrato.

Isso poderá levar ao cancelamento da cobertura de beneficiários que não utilizem tanto o plano. “Também pode provocar um aumento na movimentação dos associados, solicitando o cancelamento do seu vínculo após a finalização dos tratamentos, o que tende a elevar a sinistralidade da carteira das operadoras”, afirma Rafaella.

Segundo ela, o benefício odontológico se tornou um item importante para a gestão de saúde das empresas e não deve ser avaliado de forma isolada. “Além de motivar as pessoas a buscarem atendimento odontológico regular, promovendo a saúde bucal e sistêmica, o plano odontológico é hoje um importante item do pacote de benefícios das empresas, colaborando substancialmente na atração e na retenção de talentos”, conclui.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock