Ultima atualização 31 de agosto

ANS reforça compromisso com segurança do paciente

Presente com duas ações, a ANS reforçou durante o Fórum o seu compromisso com a segurança do paciente e a atenção ao parto e nascimento.

ans

Terminou na quarta-feira, 30, em São Paulo, o 3º Fórum Latino-Americano de Qualidade e Segurança na Saúde, desenvolvido pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein em parceria com o Institute for Healthcare Improvement (IHI). Durante quatro dias, líderes do setor e profissionais da saúde de diversos países se reuniram na discussão de questões como segurança do paciente, custo/benefício na saúde, eficiência, melhoria da qualidade e inovação, entre outros temas. Presente com duas ações, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) reforçou durante o Fórum o seu compromisso com a segurança do paciente e a atenção ao parto e nascimento.

No encontro Líderes do Setor de Saúde, que tinha o objetivo de promover diálogos em torno da excelência em saúde em toda a América, a diretora de Normas e Habilitação dos produtos da ANS, Karla Coelho, lembrou um dos principais desafios da agência reguladora: “Colocar o usuário da saúde suplementar no centro do cuidado e fomentar políticas de promoção de saúde e prevenção de doenças”.

Lounge Parto Adequado

Atualmente em sua 2ª fase, o Projeto Parto Adequado, desenvolvido pela ANS em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein e o IHI, e apoio do Ministério da Saúde, foi um dos destaques do Fórum. Um espaço dedicado ao tema serviu de ambiente para debates entre os hospitais participantes do Projeto e treinamentos que simularam situações reais de um trabalho de parto.

O Parto Adequado tem o objetivo de identificar modelos inovadores e viáveis de atenção ao parto e nascimento, que valorizem o parto normal e reduzam o percentual de cesarianas desnecessárias na saúde suplementar. Durante os 18 meses da 1ª fase, a taxa de partos normais aumentou mais de 40% entre os 35 hospitais participantes do projeto. Como consequência, mais de dez mil cesáreas sem indicação clínica e 400 admissões de bebês em UTI neonatal foram evitadas.

Jacqueline Torres, especialista em regulação e coordenadora de Indução da Qualidade dos Prestadores da ANS, enfatizou em sua palestra a importância do Projeto: “Vem demonstrando que, quando se trabalha de forma colaborativa com os serviços de saúde, mesmo problemas complexos, como o excesso de cesarianas, podem ser modificados. As medidas adotadas no Projeto são baseadas em evidências e adaptadas ao contexto dos serviços, por isso o seu sucesso”.

Rita Sanchez, líder clínica do Parto Adequado e médica do Einstein, enfatizou que o objetivo é a disseminação do Projeto em todo o país, para que sua essência seja efetivamente uma realidade. “O parto adequado é um bebê no colo da mãe mamando, e não desnecessariamente em uma UTI pediátrica”, afirmou.

Lounge do Programa Nacional de Segurança do Paciente

Durante o Fórum, a ANS realizou a entrega dos certificados de reconhecimento das sete experiências do setor privado de saúde selecionadas no Laboratório de Inovação e Reconhecimento a Boas Práticas sobre Segurança do Paciente na Saúde Suplementar – uma parceria da Agência com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).

“É fundamental o reconhecimento de projetos que comprovadamente representem avanços em qualidade e segurança do paciente a partir de práticas inovadoras. É assim que aprendemos a melhorar a atenção à vida de nossos pacientes”, afirmou a diretora da ANS, Karla Coelho, que conduziu a cerimônia de entrega dos certificados, ao lado de Andreia Abib, especialista em regulação da Agência, que resumiu: “Estamos muito felizes porque essas iniciativas irão inspirar novas práticas”.

Das sete experiências selecionadas, quatro apresentaram seus trabalhos no Lounge do Programa Nacional de Segurança do Paciente. Confira aqui a relação completa dos projetos certificados pela ANS.

A.C.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO