Ultima atualização 13 de julho

Empresas podem adotar solução com custo zero para aumentar plano de benefícios

Novos benefícios de assistência social, psicológica e nutricional

A crise econômica atingiu em cheio o orçamento das empresas e, com isso, incluir novos benefícios para funcionários, além dos já oferecidos, ficou ainda mais difícil.  Afinal, o valor investido compromete uma fatia considerável do orçamento de Recursos Humanos, que ainda precisa lidar com a pressão de cortes vindo por todos os lados. Na contramão desta realidade, existe a necessidade de retenção de talentos e a tendência de oferecer pacote de benefícios cada vez mais competitivos, criativos e de baixo custo.

Neste contexto, o mercado segurador coloca à disposição dos gestores de RH ferramentas que complementam os benefícios atuais e viabilizam serviços que os funcionários não teriam acesso com as mesmas facilidades. Trata-se do Worksite, programa que uma vez implantado pela empresa, possibilita a contratação pelos seus funcionários de seguros dos mais diversos ramos com condições mais atraentes do que as encontradas no mercado, inclusive diferença substancial de custo. Todos os funcionários são elegíveis (inclusive seus pais, filhos e cônjuges), entretanto a empresa precisa possuir um número mínimo de 300 (trezentos) funcionários para viabilizar a implantação do programa.

“O Worksite ou Programa de Benefícios em Seguros é um sistema que dispõe de vários produtos de seguros e serviços complementares para os funcionários com redução significativa de custos e melhores condições frente à negociação feita caso a caso na contratação individual. Além disso, não há qualquer custo para a empresa, que se beneficia com a concessão de um benefício adicional para o seu funcionário e com a maior retenção de talentos sem que precise aportar qualquer tipo de investimento. É uma ferramenta que atende as exigências dos gestores de RH, de benefício criativo, competitivo e de zero custo”, explica Caio Timbó, diretor da LTSeg, empresa especializada em soluções securitárias e avaliação de riscos. Segundo ele, a ferramenta oferece produtos adequados ao perfil de funcionários de cada empresa. “Os seguros podem ser contratados com descontos que diminuem sobremaneira o custo dos prêmios de seguros praticados pelo mercado, com mais praticidade e com a mesma qualidade”, garante Timbó.

“O uso da ferramenta ainda fomenta a cultura de proteção pessoal e patrimonial dos funcionários e de seus familiares, questões importantes para a segurança e conforto, cultura ainda pouco difundida no Brasil”, afirma Caio. “Além disso, o gestor de RH sabe que quando há um pacote interessante de benefícios para os funcionários, as chances de agradar a equipe aumentam e os funcionários se sentem mais confortáveis dentro do ambiente de trabalho”, completa.

Benefícios e praticidade

Quando se pensa em seguro, a primeira informação que vem à mente é a da proteção do automóvel. Depois, vida e residência. “Culturalmente, são as frentes que damos mais importância porque atingem diretamente o nosso patrimônio pessoal. No entanto, precisa fazer parte da cultura organizacional e da filosofia de vida a conscientização de que contratar seguros e coberturas além daquelas mais usuais pode evitar perdas financeiras desnecessárias. Conscientizar o funcionário e mostrar o quanto ele pode economizar e, ao mesmo tempo, diluir riscos traz mais valor à marca da empresa e seu plano de benefícios”, completa Caio Timbó.

Segundo ele, podem contratar o Worksite companhias de médio e grande porte que tenham vínculo celetista com os seus funcionários. Para os empregados, além dos seguros com valores diferenciados, o benefício pode ser estendido para os familiares; há facilidade de pagamento e parcelamento; o seguro é adequado a cada perfil familiar e financeiro; e o atendimento é personalizado.

“O funcionário que vai sair de férias pode contratar, por exemplo, o seguro viagem. Quando bem feito, este tipo de produto garante assistência médica caso precise de cuidados em outro estado ou país, um serviço que, fora, teria um valor muito alto e precisaria ser pago com o cartão de crédito para, depois, a operadora decidir pelo reembolso ou não das despesas. Imagine o empregado perceber que se não fosse pela praticidade do benefício oferecido pela empresa, ele poderia ter estado numa situação muito mais delicada e cara”, explica Timbó.

Para as empresas, além do custo zero, as vantagens são de que o benefício pode ser usado por todos os funcionários, independentemente do cargo hierárquico. A ferramenta pode ser usada como ação de marketing externo e interno, auxilia no programa de retenção de talentos e enaltece a gestão da empresa e o setor de Recursos Humanos. “É a chance de mostrar a importância de se proteger de imprevistos, indo além do óbvio. É a aplicação prática do ‘pensar fora da caixa’ e demonstra o cuidado que a empresa possui com seus colaboradores”, conclui o diretor da LTSeg.

 A.C.
Revista Apólice

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