Ultima atualização 28 de junho

Operadora odontológica participa do movimento What Matters To You

Criado por entidade escocesa, ação acontece todo dia 6 de junho e sugere que profissionais de saúde perguntem aos pacientes: “O que importa para você?”

operadora

A Amil Dental foi a primeira operadora odontológica do mundo a participar do movimento global What Matters To You, liderado pela organização escocesa Healthcare Improvement Scotland, entidade que visa contribuir para o avanço na qualidade de atendimento de saúde e assistência social naquele país.

A iniciativa foi criada em 2016 e propõe que, a cada ano, no dia 6 de junho, profissionais de todo o mundo atuantes nessas áreas façam uma pergunta específica às pessoas que cuidam ou apoiam: “O que importa para você?”. No caso da odontologia, o questionamento representa uma mudança de paradigma no cuidado, trocando a tradicional abordagem sobre ‘qual é o problema’ do paciente para ‘o que é importante’ para ele.

Em seu primeiro ano de participação no movimento, a operadora focou os pacientes portadores de necessidades especiais. A cirurgiã-dentista Isabela Castro, credenciada à operadora, abordou os pais de dez pacientes especiais para entender o que cada um considera importante no cuidado odontológico de seus filhos. Os depoimentos foram enviados à organização Healthcare Improvement Scotland e à Amil Dental, que estudará intervenções a partir dos retornos recebidos.

“Esse projeto é fantástico no sentido de trazer o paciente para o centro do cuidado. Na odontologia, isso significa chamá-lo a participar das decisões sobre o seu tratamento. Na prática, representa oferecer um atendimento mais humanizado, escutando e entendendo melhor o que eles precisam. Com isso, reforçamos o laço entre dentista e paciente, construindo o cuidado com ele, e não para ele”, aponta Isabela.

A dentista trabalha exclusivamente com pacientes especiais há sete anos. Danielle Lopes, mãe de Karina, foi uma das participantes do projeto. Ela gravou um vídeo em que contou o que considera importante para sua filha, que tem problemas neurológicos. Daniella buscou tratamento odontológico após atentar para a queda dos dentes da filha e o crescimento da gengiva. Karina tem traqueostomia e gastrostomia – condições que exigem cuidados odontológicos especiais.

“Muitos profissionais têm receio de lidar com crianças especiais, por medo de serem responsabilizados caso alguma coisa aconteça. Mas a odontologia na vida de uma criança especial é tão importante quanto na vida de uma criança normal. A doutora Isabela chega para atender a Karina com o seu jaleco colorido, touquinha, máscara com boca sorrindo e todo material esterilizado. Acho ótimo. O que importa pra mim é a minha filha e a saúde física, mental e bucal dela. O que importa é ela estar bem”, define Danielle.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO