Ultima atualização 26 de junho

Como economizar no seguro de automóvel

Apesar das vantagens, ter um carro implica custos fixos que vão além do valor da compra e pesam no bolso no final do mês

carros

Em tempos de crise, estabelecer prioridades e cortar gastos desnecessários se tornou a palavra de ordem. E, apesar das inúmeras vantagens, todo motorista sabe que ter carro próprio implica muitos custos fixos que vão além do valor da compra e pesam no bolso no final do mês.

Para ajudar na economia, a Bidu Corretora listou oito dicas de como conseguir um seguro de carro mais barato.

1. Faça cotação em diferentes seguradoras

Faça cotação em, no mínimo, três seguradoras para encontrar a cobertura ideal e o melhor preço. Atualmente, as corretoras online permitem fazer cotação em tempo real com diferentes seguradoras. Como a política de preços entre as empresas é livre, é importante pesquisar todas as possibilidades, pois elas podem variar muito de uma seguradora para outra.

2. Preencha o formulário sem preguiça

Por mais que possa parecer extenso e cansativo, é importante responder todas as perguntas do questionário com atenção e com a maior honestidade possível, pois as respostas afetarão no valor do seguro.

3. Informe eventuais mudanças

Fique atento e informe a seguradora sobre qualquer mudança que possa afetar no valor do seguro, seja para encarecer ou diminuir. Por exemplo, se você mudou de endereço e passou a contar com estacionamento, o valor do seguro vai diminuir. Mas se você utilizava o veículo apenas para lazer a agora faz uso comercial, isso aumenta as chances de acidentes, portanto o valor aumenta.

4. Estacionamento

Vale a máxima: o barato pode sair caro. Quem deixa o carro em estacionamento paga menos no seguro do que quem deixa o carro na rua, pois o risco de roubos e acidentes diminui. Portanto, caso você não tenha onde deixar o veículo, considere fazer um orçamento em um estacionamento privado nos arredores da residência e do local de trabalho.

5. Seguro para menores de 25 anos

O valor do seguro para menos de 25 anos é sempre mais caro, por terem pouca experiência com direção e, consequentemente, maior possibilidade de se envolverem em acidentes. Mas, se não tiver jeito, melhor encarar o valor mais salgado e não omitir a informação, para evitar que a seguradora negue a indenização ao cliente na hora de sinistro.

6. Rastreador

Instalar um rastreador no veículo dificulta o roubo e, caso aconteça, o carro pode ser encontrado com mais facilidade. Desta forma, os riscos diminuem e, consequentemente, o preço do seguro pode diminuir em até 30%.

7. Modelo de carros

Alguns modelos de carros, como os mais antigos, de luxo, esportivos, utilitários ou os mais visados para roubo costumam ter o seguro mais caro em até quatro vezes na comparação com os veículos fora dessas categorias. Portanto, pesquise bem antes da compra e tenha consciência que o modelo escolhido pode ser um fator para encarecer o preço do seguro.

8. Outros tipos de seguro

Seguro com Rastreador – Um seguro com rastreador veicular é um produto que torna a proteção do seguro mais acessível. Você pode adquirir um rastreador com seguro por mensalidades a partir de R$ 69,99. Ele oferece proteção caso você passe por um roubo ou furto, contando com agilidade na recuperação do seu veículo. Caso seu carro não seja recuperado, o seguro com rastreador indenizará você em até 100% da tabela FIPE. Além disso, algumas opções oferecem coberturas adicionais para aumentar a proteção do seu carro.

Seguro popular – Ao contratar um seguro auto, um dos principais fatores levados em consideração é o preço. Com apólices mais baratas que as tradicionais, principalmente por permitir consertos com peças de desmanches e não originais, o seguro popular tem o intuito de democratizar o acesso aos benefícios e à segurança oferecidos pelas apólices de seguro, com um preço mais acessível do que o tradicional. Assim, você pode optar apenas pelos serviços que for utilizar ou que considerar necessários.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock