Ultima atualização 03 de maio

Só 10% dos brasileiros têm previdência privada

Maioria da população está despreparada financeiramente para um aperto nas regras de acesso à aposentadoria e uma redução no valor dos benefícios

previdência

A maioria da população brasileira está despreparada financeiramente para um aperto nas regras de acesso à aposentadoria e uma redução no valor dos benefícios.

Só 38% dos entrevistados na pesquisa do Datafolha dizem aplicar em poupança e outros investimentos, e só 10% tem planos de previdência privada – tipo de investimento de longo prazo que costuma ser usado para o momento da aposentadoria.

País imprevidente

De cada 10 brasileiros, 9 não têm previdência privada (em %). Os porcentuais se elevam com a escolaridade e o nível de renda do entrevistado. Possuem plano de previdência privada 22% dos que terminaram a faculdade, contra 5% dos que só concluíram o ensino fundamental.

A taxa é de 27% entre os que ganham mais de 10 salários mínimos e de 4% abaixo dos 2 salários mínimos. Em todos os casos, a minoria poupa. Apenas entre os profissionais liberais a previdência privada alcança mais da metade dos entrevistados.

Renda mensal afeta poupança

A situação melhora para investimentos em geral. A maioria dos mais escolarizados e dos mais ricos faz poupança, e o índice chega a 72% dos profissionais liberais, 56% dos empresários e 53% dos estagiários e aprendizes.

Por que não?

Em parte, o baixo índice de poupança pode estar relacionado às regras mais benevolentes do sistema previdenciário brasileiro, de acordo com estudos internacionais.

Países em que o valor dos benefícios na aposentadoria é menor do que a renda do trabalhador da ativa apresentam índices maiores de poupança. São exemplos Canadá, com taxa de reposição de 43%, Estados Unidos e Coreia do Sul, ambos com 45%, segundo o OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico).

A taxa de reposição no Brasil é de 74% para quem ganha o salário médio do país, diz a OCDE. Para quem recebe o mínimo, porém, o benefício equivale a 100% da renda.

Trabalho dos economistas Ricardo Brito e Paulo Minari, do Insper, sugere que a taxa é ainda maior no Brasil, por causa do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

Somados, os recursos “são mais que suficientes para manutenção do consumo; inclusive com folga financeira para aumentar o padrão de vida, doar aos familiares mais jovens, antecipar a aposentadoria, ou mesmo assimilar um corte significativo dos benefícios”, escrevem.

Velhice incerta

O resultado da pesquisa Datafolha vai na mesma direção do estudo global em que o Banco Mundial mostrou que os brasileiros são os mais vulneráveis do continente no caso de uma emergência.

No levantamento, feito em 2014, 44% dos entrevistados – o equivalente a mais de 70 milhões de pessoas acima dos 15 anos – consideraram impossível levantar cerca de R$ 2.500 numa necessidade extrema (para permitir comparações, o órgão usou uma quantia relativa, equivalente a 1/20 do PIB per capita).

Em outro estudo de 2016, voltado especialmente para a poupança de recursos destinados a complementar a renda na velhice, apenas 4 em cada 100 brasileiros respondeu que toma essa atitude.

Além de ser também o índice mais baixo das Américas, é um dos piores do mundo. Em levantamento de 143 países feito pelo Banco Mundial, só 11 estão abaixo do Brasil em poupança destinada à velhice.

Fonte: Folha de S.Paulo

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO