Ultima atualização 17 de maio

Professor realiza projeto de saúde inovador em Jaguariúna

População de Jaguariúna modifica o estilo de vida, incorpora atividade física em sua rotina, melhora a qualidade da alimentação e muda indicadores de saúde

Jaguariúna SP

Entre abril e dezembro de 2016, o professor Marcio Atalla recebeu apoio da operadora Amil para implementar um inédito projeto de saúde. Intitulado Vida de Saúde, a iniciativa ocorreu na cidade de Jaguariúna – no interior de São Paulo – e alcançou 39,4% da população, de acordo com levantamento feito pela Universidade de São Paulo (USP).

Durante o projeto foram realizadas oficinas de nutrição e atividade física, com pequenas competições para estimular o movimento físico. Paralelamente, por meio de workshops, reuniões e palestras, foi feito um trabalho de capacitação dos profissionais da saúde, de educação e do esporte. Para estimular o engajamento da população, o projeto também contou com ações de reconhecimento e premiação pelos resultados obtidos.

Resultados

Com mais de 9 mil inscritos no projeto o impacto foi bastante significativo. 74% deles registraram mudanças. A prática de atividades físicas no lazer aumentou 35% após a intervenção. O número de pessoas fisicamente inativas diminuiu 15%. O hábito de assistir TV mais de três horas por dia caiu aproximadamente 10%. Esse grupo também aumentou o consumo de frutas e hortaliças em cerca de 25%; assim como reduziu o consumo de carne com excesso de gordura (6%) e de refrigerantes (27%). O hábito de substituir refeições principais por lanches também caiu aproximadamente 27%. Em termos de idade, a intervenção surtiu efeitos mais expressivos na população de idosos (maiores de 64 anos), com melhora em todos esses indicadores.

Outro resultado obtido foi a diminuição significativa de peso (e do índice de massa corporal – IMC) entre os obesos (1,5 kg, em média) e pessoas com sobrepeso (0,5 kg, em média). A pesquisa foi realizada com base em questionário do Vigitel (sistema de vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico); aliado às coletas de medidas, peso e sangue feitas no início e no fim da intervenção. O grau de confiança do questionário é de 95%.

“Incorporar esses hábitos na população de Jaguariúna é um ganho espetacular para a população. É ela agindo preventivamente, se movimentando, comendo melhor. É a maior prevenção que podemos oferecer para as pessoas. Por isso, a pílula mágica da saúde é de graça”, afirma o professor Marcio Atalla.

A.C.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO