Ultima atualização 24 de abril

Dano à reputação é o maior risco para as empresas

As tendências na economia, demografia e geopolítica, além dos avanços tecnológicos, têm transformado os riscos tradicionais nas empresas globais
Great Risk
Great Risk

riscos

As tendências na economia, demografia e geopolítica, além dos avanços tecnológicos, têm transformado os riscos tradicionais nas empresas globais, acrescentando maior urgência e complexidade a desafios antigos. É o que demonstra a Pesquisa Global sobre Gestão de Riscos 2017 da Aon.

O dano à reputação/marca permanece como o maior risco às empresas. Embora os produtos com alguma falha ou defeito, as práticas comerciais fraudulentas e a corrupção continuem sendo as ameaças mais importantes à reputação/marca, as redes sociais têm amplificado seu impacto, tornando as empresas ainda mais vulneráveis. Além disso, os riscos tradicionalmente não seguráveis vêm se tornando mais voláteis e de difícil preparação e mitigação.

Com elevação significativa, da nona para a quinta posição, o crime cibernético se une a uma longa relação de causas tradicionais, podendo desencadear interrupções de atividades e altos custos. Com o aumento da frequência de violações cibernéticas, esse risco ocupa a primeira posição entre as empresas da América do Norte. Os planos de resposta a incidentes se tornaram mais complexos devido à regulamentação e aos requisitos de divulgação obrigatória. Essa tendência de requisitos de divulgação é também observada mundialmente, por exemplo, na entrada em vigor do Regulamento Geral de Proteção a Dados da União Europeia, em 2018. Como consequência, a preocupação com o crime cibernético deve continuar alta nas empresas.

Riscos e incertezas políticas, antes elencados na 15ª posição, agora retornam à lista de riscos “top 10”, na nona posição. Ao mesmo tempo, a prontidão para riscos caiu de 39% em 2010 para os atuais 27%. É interessante observar o fato de nações desenvolvidas, tradicionalmente associadas à estabilidade política, se transformarem em novas fontes de volatilidade e incertezas. Desta forma e de acordo com o último Mapa de Riscos da companhia, incluindo Riscos Políticos, Terrorismo e Violência Política, o protecionismo comercial vem crescendo junto com os mais altos índices de terrorismo e violência política desde 2013.

“Vivemos uma realidade nova e desafiadora para empresas de todos os portes e no mundo todo. Muitas influências emergem e criam novas oportunidades, mas também criam riscos que precisam ser gerenciados”, afirma Rory Moloney, CEO da Aon Global Risk Consulting. “Com a evolução do cenário de riscos, as empresas não podem mais contar apenas com a atenuação de riscos ou com táticas de transferência de riscos. Elas precisam adotar abordagens multifuncionais na gestão de riscos e investigar novas formas de lidar com essas complexidades”.

As tecnologias disruptivas e a inovação foram consideradas riscos emergentes, classificadas pelos participantes da pesquisa na 20ª posição este ano. A estimativa, porém, é que esses riscos passem a ocupar a lista “top 10” até 2020. Devido à recente introdução e adoção de novas tecnologias, como drones, veículos sem motoristas e robótica avançada, as empresas estão cada vez mais sensíveis ao impacto da inovação. Os participantes de diversos setores – não apenas dos setores de tecnologia – enxergam o risco de tecnologias disruptivas, dentro e fora de suas áreas de atuação.

Conclusões Relevantes:

·         O crescimento global moderado ofereceu motivos para um otimismo cauteloso das empresas, o que resultou no enfraquecimento econômico/recuperação lenta, caindo para a segunda posição na lista de riscos “top 10”.

·         O aumento da concorrência subiu para a terceira posição neste ano. Em muitos casos, a concorrência se tornou feroz a ponto de os executivos terem dificuldade cada vez maior em identificar com clareza em qual setor e com que concorrentes se trava a competição.

·         Danos materiais, elencados na décima posição em 2015, caíram para a 13ª posição. Esse fato pode ser reflexo da mudança de prioridades, ocasionada pela maior urgência dos riscos/incertezas políticas.

·         Distribuição ou cadeia de suprimentos caiu ao seu mais baixo nível desde 2009, da 14ª posição para a 19ª posição.

·         A interrupção de negócios continua sendo um tema de grande preocupação, mas de menor impacto em determinadas regiões.

·         A incapacidade em atrair ou reter talentos pode se acentuar caso as políticas de imigração sejam alteradas na América do Norte e Europa onde as empresas de tecnologia têm se utilizado o intercâmbio de trabalho, atraindo talentos de todas as partes do mundo.

Os dez principais riscos:

1 – Dano à reputação/marca
2 – Desaceleração econômica/recuperação lenta
3 – Aumento da concorrência
4 – Mudanças regulatórias/legislativas
5 – Crime cibernético/hacking/vírus/códigos maliciosos
6 – Incapacidade em inovar/atender às necessidades do cliente
7 – Incapacidade em atrair ou reter os melhores talentos
8 – Interrupção de negócios
9 – Riscos/incertezas políticas
10 – Responsabilidade civil profissional (inclusive E&O)
A.C.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO
pt_BRPortuguês do Brasil