Ultima atualização 05 de abril

Resseguradora pode ser parceira na inovação em seguro de vida

Resseguradora pode colaborar no desenvolvimento de produtos que façam o consumidor sentir-se mais prestigiado pela seguradora e premiado por seus bons hábitos de saúde

IMG_6171O mercado de seguros ainda engatinha para inovar em termos de seguro de vida. Se formos comparados com mercado americano ou europeu, que são mais desenvolvidos, eles estão anos-luz em nossa frente. Quando comparados ao mercado latino-americano, o Brasil consegue estar à frente.
Para avançar no uso de produtos considerados inovadores, o maior desafio é transcender as barreiras do ambiente regulatório. “Temos condições de intensificar o uso de tecnologias na contratação de seguro”, afirmou João Carlos Botelho, da Safra Vida e Previdência, durante o painel de inovação do seguro de vida durante o 6º Encontro de Resseguro do Rio de Janeiro.
Sob o ponto de vista do consumidor, os produtos de seguro são confusos, as seguradoras não se preocupam com ele, ou ele não se sente recompensado por ser fiel à seguradora ou por representar um bom risco.
Por outro lado, a seguradora precisa que o segurado não se importe somente com o preço. O seguro é visto como uma commodity e as seguradoras não possuem controle sobre a relação com os consumidores. As companhias sabem muito pouco sobre o comportamento do consumidor e não definem uma apólice adequada à realidade do cliente.
Alessandra Monteiro, subscritora do IRB-Brasil Re, contou um pouco da experiência de um laboratório de inovação no Canadá, do qual a resseguradora participa. Para identificar a barreira que impede o consumo de seguro foi realizada um pesquisa com consumidores que revelou as seguintes barreiras para o consumo:

 

Comunicação 25%

Preço 23%

Recompensas 21%

Melhores serviços 20%

Personalização de produtos 18%

Para a executiva, as seguradoras não sabem mostrar ao cliente que elas se importam com sua vida, bem-estar, mudanças comportamentais e, por isso, elas têm dificuldades para reter os clientes. “O ressegurador é peça fundamental para trazer ao segurador conhecimento para desenvolver novos produtos”.
O grande desafio do mercado de seguros e resseguros é encontrar soluções mais eficientes de subscrição, personalizando produtos sem perder a qualidade e a margem técnica. É preciso fidelizar clientes e estabelecer relações de longo prazo, identificando padrões comportamentais do consumidor para desenvolver produtos mais adequados. As resseguradoras podem ajudar as seguradoras a lidar com os riscos ruins e garantir o correto aproveitamento da expertise adquirida.
As soluções mais eficientes de subscrição seriam aquelas que permitissem ao segurador e ao ressegurador identificar o real risco do consumidor para precificá-lo da melhor forma.
Como exemplo de inovação, Alessandra citou a subscrição através de reconhecimento facial. Com uma simples selfie do proponente é possível observar padrões relacionados a saúde, levando em consideração as características da face. “Com a imagem o programa pode identificar informações relacionadas a idade, gênero, IMC e hábito de fumar”, explicou Alessandra.
Outra ferramenta interessante é a inteligência cognitiva, que otimiza o uso de informações disponíveis para melhorar a análise e subscrição do risco. Os gadgets de monitoramento também são uma ferramenta interessante e já há seguradoras criando os seus próprios para monitorar o cliente e desenvolver soluções personalizadas, elaborando estudos comportamentais.
Como destaque, O Big Data reúne os 3 v’s, volume, velocidade e variedade. Desta forma, é possível lidar com os dados e direcioná-los para a criação e melhoria dos produtos do mercado brasileiro e internacional. Ele permite a organização dinâmica dos dados, sejam eles estruturados ou não. “Ele representa uma oportunidade para encontrar novos tipos de informação e insights para tornar o negócio mais ágil e responder questões que antes eram tidas como fora de alcance”, concluiu Alessandra.

Kelly Lubiato, do Rio de Janeiro
Revista Apólice

 

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock