Ultima atualização 18 de abril

52% dos trabalhadores brasileiros estão acima do peso

Corretora de seguros realizou estudo com 54 mil funcionários brasileiros de 52 empresas e descobriu que 72% são sedentários

Obesidade

A obesidade é um dos principais fatores de risco para a saúde na vida moderna. Está relacionada a doenças cardiovasculares, osteomusculares, diabetes e até alguns tipos de câncer, como o de mama e de intestino. As organizações de saúde ao redor do mundo estão obtendo sucesso no combate a outros fatores de risco, como o tabagismo, mas os índices de obesidade não param de crescer.

A consultoria e corretora de seguros Aon realizou um estudo com 54 mil funcionários de 52 empresas no Brasil e descobriu que 52% estão acima do peso. O sedentarismo é uma das principais causas. 72% desses trabalhadores disseram que raramente praticam atividade física ou fazem apenas 1 a 2 horas de exercício por semana.

“A obesidade é um resultado de dois fatores: alimentação excessiva e atividade física deficiente. Esses são problemas muito difíceis de resolver atualmente”, explica Rodolfo Milani, consultor médico da corretora no Brasil e Professor Colaborador da USP. “O corpo humano foi desenhado biologicamente para sobreviver à carência de alimentos, poupando nutrientes, calorias e energia. Na vida moderna não temos mais essa escassez, temos abundância. Além disso, o corpo foi feito para a prática de exercício físico, não para o sedentarismo, mas nossos hábitos estão cada vez mais sedentários”.

Assistência médica e obesidade

A companhia avaliou os impactos da obesidade no custo de assistência médica e constatou que pessoas com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 30 (consideradas obesas), gastam, em média, 3 a 4 vezes mais com saúde. Na hora de renegociar os contratos com os planos de saúde, as empresas pagam por esse gasto extra. Se a taxa de sinistralidade estiver acima de 100%, o valor com certeza será reajustado para cima.

“O contrário também acontece”, afirma Rodolfo. “Muitas empresas criam programas de prevenção para melhorar a saúde dos funcionários e observam quedas nos custos de saúde, quando a utilização dos planos diminui”, explica.

Para o consultor médico da Aon, é fundamental promover a saúde e o bem-estar dentro das empresas. “As companhias podem estimular os funcionários a ter uma vida mais saudável por meio de programas de detecção de doenças, programas educacionais, entre outros. Definitivamente vale a pena”, acredita.

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock
pt_BRPortuguês do Brasil