Ultima atualização 19 de abril

Dicas para se prevenir de incêndios residenciais

Os incêndios estão entre as principais causas de destruição das residências. Na maioria dos casos, este tipo de acidente ocorre devido a pequenos descuidos

residencial incêndios

Os incêndios estão entre as principais causas de destruição das residências. De acordo com o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, na maioria dos casos, este tipo de acidente ocorre devido a pequenos descuidos do dia a dia: problemas na fiação, manuseio incorreto de fornos e fogões, cigarros e acesso de crianças a pequenas chamas são algumas das causas mais frequentes. Veja dicas de como prevenir: incêndios residenciais. Confira:

 

Atenção aos aparelhos elétricos

Nem todos os eletrodomésticos e eletroeletrônicos podem ficar ligados à tomada durante todo o dia, por isso:

  • Ao carregar o celular, evite deixá-lo próximo a materiais de fácil propagação do fogo.

Quando não estiver usando o seu equipamento, desligue-o da tomada, e antes de viajar, desconecte cabos e fios das fontes de energia.

Evite ligar diversos aparelhos de forma simultânea em um mesmo adaptador ou régua de tomada, pois a prática pode resultar em sobrecarga elétrica e curto circuito.

 

Manutenção da rede elétrica da residência

Caso a fiação doméstica precise de reparos, evite remendos. A prática pode causar sobrecarga na rede elétrica – uma das maiores causas de incêndio residencial.

 

Cigarro
Evite manter cigarros e outros fumos acesos em ambientes fechados e próximos a tapetes, carpetes, estofados e outros objetos inflamáveis. Ao apagá-los, verifique se não restaram pequenas brasas que poderiam iniciar chamas.

 

Atenção ao gás

Certifique-se que o registro, um dispositivo que controla o fluxo de gás entre o botijão e o fogão, esteja sempre fechado quando o gás não estiver em uso. Para fechá-lo, gire-o firmemente com as mãos. Este cuidado pode prevenir vazamentos e explosões.

 

Fogões e panelas

Nunca deixe uma panela no fogão sem supervisão e certifique-se de que os cabos e alças estejam fora do alcance de crianças.

Afaste fios e aparelhos elétricos das bocas do fogão.

Caso a panela pegue fogo, não jogue água: se possível, desligue o fogão e cubra-a com um pano úmido para controlar as chamas.
Chamas sem proteção

Evite deixar velas, isqueiros, fósforos e outros tipos de chamas abertas próximos a plásticos, papéis, tecidos e demais materiais inflamáveis.

Não deixe que crianças se aproximem das chamas.

 

Alerta redobrado em dias secos e com baixa umidade:

O outono, caracterizado pela inversão térmica, com diminuição das temperaturas e redução da umidade do ar, cria uma atmosfera favorável a incêndios. Em períodos como este, certifique-se de que todos os cuidados acima foram tomados.

E mesmo com todas as dicas de prevenção, é possível que determinadas situações ainda fujam ao controle. Por essa razão, a contratação de um seguro residencial pode ser considerada a melhor alternativa para se resguardar de imprevistos.

 

Fonte: Itaú Seguros

A.C
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO