Ultima atualização 04 de maio

Explosão em pequenos estabelecimentos e as coberturas indicadas

Seguros garantem coberturas para esses casos, mas a maioria dos comerciantes não conta com nenhum tipo de apólice
explosão
Móveis foram lançados para fora do bar após explosão. Crédito: Vivian Reis, G1

Um bar localizado na Vila Mariana, zona sul de São Paulo, explodiu no dia 27 de abril e deixou seis vítimas. Uma delas está internada em estado grave, com queimaduras de segundo grau.

As causas ainda são apuradas, mas as primeiras informações divulgadas pela perícia excluem o vazamento de gás de botijão e indicam que o acidente pode ter sido motivado pelo acúmulo de metano vindo do esgoto.

Explosões em pequenos estabelecimentos não são raras e geralmente deixam muitos estragos. Em outubro de 2015, um caso semelhante aconteceu em São Cristóvão, zona norte do Rio, em um local onde funcionavam uma pizzaria, uma drogaria e um restaurante. A Defesa Civil somou 54 imóveis residenciais e comerciais atingidos, que ocupavam um espaço equivalente a um quarteirão, e 41 pessoas desalojadas. Dos escombros foram retirados sete feridos, mas nenhum com gravidade.

Infelizmente a maioria desses comércios não tem o costume de contratar qualquer tipo de seguro. Apesar dos esforços realizados pelo mercado segurador para divulgar os benefícios do produto, poucos realmente entendem a importância de se contar com uma apólice.

Coberturas indicadas

Lucas Amendola, gerente comercial da corretora Seguralta, explica que para pequenos estabelecimentos o produto mais indicado é o seguro multirrisco empresarial, que possui coberturas básicas de incêndio, raio e explosão.

Neste caso específico, estaria amparado no seguro multirrisco empresarial a cobertura básica do risco de explosão. Entretanto, é preciso ficar atento às condições gerais quando for contratar o produto para que a apólice seja de qualquer origem e natureza. “Poderão estar amparados também os danos causados a terceiros caso seja contratada a cobertura de responsabilidade civil, que engloba esse risco”, acrescenta o executivo.

O seguro empresarial pode cobrir tanto o prédio como o conteúdo, incluindo mercadorias, matérias primas, máquinas, imóveis e utensílios. Além da cobertura básica, há as coberturas adicionais que são escolhidas pelo cliente de acordo com as suas necessidades, como danos elétricos, roubo e furto, quebra de vidros, responsabilidade civil e vendaval.

“O valor do seguro é passado ao contratante e, em caso das coberturas adicionais, o corretor orienta sobre a importância do produto”, conclui Amendola.

Lívia Sousa
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO