Ultima atualização 19 de abril

O consumidor online: lendo a mente do cliente de seguros

Estudo sobre o comportamento dos consumidor online foi escrito por Luis Chipana, analista das práticas de seguros de consultoria

comércio online

Hoje, a indústria de seguros passa por muitas mudanças que irão definir as próximas gerações de seguradores. A maior parte delas é direcionada por novas tecnologias, que remodelam o comportamento do consumidor, como canais digitais, telemáticas, mídias sociais, mobilidade e análise de dados. Os consumidores são ainda influenciados por novas tecnologias, tendências e experiências que eles tiveram com outras indústrias. Por isso, muitos seguradores estão mudando também para canais online. Com isso em mente, a consultoria Celent realizou um estudo que tenta mapear o comportamento desses clientes.

O que o estudo mostrou é que o consumidor online não é, necessariamente, um comprador ou cliente de seguros. Mas muitos deles têm algum tipo de apólice. Na maioria das vezes, esse consumidor usa smartphones para se conectar a internet e são pessoas que estão propensas a compartilhar dados se elas forem, de alguma maneira, recompensadas. Por exemplo, 32% compartilhariam dados com seguradores apenas se forem recebessem ampliação em futuros descontos.

Mesmo assim, com toda tendência tecnológica, cerca de 71% dos consumidores preferem ter contato humano, seja por telefone ou pessoalmente. Outros 29% preferem interagir com os seguradores por meio de canais online, como apps, sites, mídias sociais e chat.

Conclusões

“No mundo real os consumidores não são devotados a uma indústria específica. De fato, os consumidores não ficam se questionando sobre com qual indústria eles irão se engajar hoje. Seres humanos são criaturas complexas, têm sentimentos e tomam decisões baseadas em inumeráveis fatores”, comenta Luis Chipana, analista das práticas de seguros da consultoria.

“Tecnologia influência os dois lados, oferta e procura. Por um lado, consumidores estão se tornando mais especializados em tecnologia e demandando mais canais digitais. Por outro lado, muitos seguradores começaram a construir e melhorar seus canais digitais, aqueles que se encaixam melhor nas necessidades do novo consumidor de seguros online”, completa.

A.C.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO