Ultima atualização 16 de março

O futuro do Seguro Garantia nos projetos de infraestrutura

Ao firmar contrato com a administração pública, empresas têm três opções de garantias: seguro garantia, fiança bancária e garantia corporativa

seguro garantia

No ano passado, tramitou no Senado Federal o Projeto de Lei do Senador Cássio Cunha Lima (PSDB) cujo objetivo era alterar a Lei das Licitações Públicas (Lei n. 8.666/90) e majorar a exigência do percentual de garantia de 10% para até 100% do valor do contrato licitado. A regra se aplicaria a todos os contratos públicos com valor igual ou superior a R$ 10 milhões.

A motivação seria inibir licitações fraudulentas, transferindo para as seguradoras a capacidade de analisar e filtrar eventuais desvios no processo. Esse modelo é aplicado em alguns estados dos Estados Unidos.

A alteração possibilitaria, em tese, que uma seguradora pudesse arcar com a totalidade do valor de um contrato não realizado. Obrigando, assim, a seguradora garantidora do risco a adotar medidas preventivas e ativas na gestão da obra com o objetivo de se antecipar eventual sinistro e execução da garantia.

Sobre o modelo atualmente em vigor no Brasil, as garantias nas obras de infraestrutura podem variar entre 5% e 20% do valor total do contrato, dependendo da complexidade das obras. Nesse sentido, o mercado segurador contrapõe ao projeto de lei, argumentando que os balanços da maioria das empresas brasileiras de engenharia não suportaria uma subscrição de risco de garantia em 100% do valor do contrato.

“Seria razoável oferecermos garantias de 30% do valor dos contratos de infraestrutura”, defende Daniela Durán, gerente de Produtos Financeiros da consultoria em gestão de riscos e corretora de seguros Aon.

“Nos Estados Unidos, os engenheiros das seguradoras têm o papel de fiscalizar os projetos para garantir sua execução. Em algum momento, as seguradoras brasileiras vão ter que assumir também esse papel. Mas no momento atual, essa exigência inviabilizaria o crescimento do mercado de infraestrutura brasileiro”, acredita Daniela.

Ela entende que, para que esse modelo possa ser implementado no Brasil, não basta apenas alterar a lei. É preciso uma mudança na cultura das tomadoras, do governo e das seguradoras.

“Os Estados Unidos têm uma cultura mais madura de seguros de infraestrutura e anos de experiência. O mercado americano se preparou durante mais de 120 anos para alcançar esses níveis de exposição em obras de infraestrutura”, explica.

“O risco de 100% dificilmente existe, já que os pagamentos são feitos por medições e a exposição é amortizada na medida em que o projeto é executado. Assim, exigir 100% da importância segurada poderia encarecer a operação sem a efetiva percepção desse risco, ao ponto de inviabilizar a contratação”, conclui.

 

Seguro garantia, fiança bancária e garantia corporativa

Atualmente, as empresas que pretendem participar de licitação ou firmar contrato com a administração pública têm três opções de garantias: seguro garantia, fiança bancária e garantia corporativa.

A garantia corporativa é basicamente o penhor de algum ativo da empresa. O custo é zero, mas o ativo oferecido em garantia fica provisionado no balanço da companhia. Isso pode inviabilizar o acesso a crédito bancário essencial para a execução da obra.

A fiança bancária é uma garantia oferecida pelo banco. Era uma modalidade muito comum, com taxas competitivas no passado. Mas a entrada em vigor da terceira fase do Acordo de Basiléia obrigou os bancos a aumentarem suas reservas de capital; limitando sua capacidade de alavancagem.

Por isso, a melhor opção que as empresas têm atualmente para garantir seus projetos é o seguro garantia.

O seguro é mais acessível do que a fiança bancária. A seguradora analisa não apenas as finanças do tomador, mas também seu histórico de entrega, habilidade técnica e complexidade da obra. Além disso, o custo é menor e o risco é pulverizado com o mercado segurador e ressegurador. O objetivo principal é realizar a entrega da obra, e não apenas repagar a garantia.

A.C.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock