Ultima atualização 08 de março

Por que ainda precisamos falar sobre o empoderamento feminino?

Autora: Fátima Lima, diretora de Marketing e Sustentabilidade no Grupo BB Mapfre

Fátima Lima, da Fundación MapfreO empoderamento feminino, principalmente no âmbito empresarial, pode parecer um tema antigo para o qual não cabe mais discussão. Mas a prática e a necessidade de sua inclusão em nossa rotina não podem ser desconsideradas. Pelo contrário, essas são as garantias para o real fortalecimento das economias, que envolvem de maneira direta o desenvolvimento sustentável dos negócios e a melhoria da qualidade de vida tanto das mulheres, quanto de homens e de crianças.

Não é por acaso que a ONU Mulheres e as companhias signatárias do Pacto Global, cientes do papel das empresas para o crescimento das economias e para o desenvolvimento humano, criaram os ‘Princípios de Empoderamento das Mulheres’. Esse conjunto de considerações existe para ajudar a comunidade empresarial a incorporar a equidade de gênero em seus negócios, valores e práticas. Mas cabe a cada organização e a cada indivíduo, sob sua responsabilidade como colaborador e cidadão, compreender a essência e a necessidade do empoderamento de mulheres e, a partir disso, mudar atitudes para que, no longo prazo, a transformação seja genuína e cultural.

Estudos recentes da Escola Nacional de Seguros identificaram uma tendência de crescimento da participação feminina no setor, porém com grande espaço ainda a ser conquistado. De acordo com o levantamento, em 2015, três em cada 10 executivos do segmento de seguros no Brasil eram mulheres; em 2012, eram duas. Quando pensamos em cargos e promoções, de todos os funcionários homens de uma seguradora, 4,7% se tornam executivos. Entre as profissionais essa proporção baixa para 1,4%. Ou seja, ainda hoje a probabilidade de um homem se tornar executivo no segmento de seguros é quase 3,5 vezes maior do que a mulher.

O mais interessante quando refletimos sobre esse tema é que as mudanças são simples e estão basicamente embasadas em promover a igualdade de gênero por meio de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social. Os sete passos estabelecidos pela ONU Mulheres e o Pacto Global navegam basicamente por atitudes simples como tratar as pessoas, sejam mulheres ou homens, de forma justa no trabalho; respeitando e apoiando os direitos humanos e a não-discriminação; garantindo saúde, segurança e bem-estar; promovendo educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres; apoiando o empreendedorismo e promovendo políticas de empoderamento das mulheres, tanto por meio de cadeias de suprimentos e como de marketing; e comunicando, medindo e publicando os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero.

E é justamente por esse motivo que faço um convite à reflexão do que cada um de nós temos feito, não somente como líderes colaboradores de organizações, mas também como cidadãos, que vivem uma cultura que ainda precisa de mudança e igualdade.

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO